Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Assista aos trailers da série de TV “Vulneráveis”

Documentários apresentam visões distintas sobre o impacto de grandes obras e investimentos industriais na vida de milhares de famílias.

A série de TV “Vulneráveis” foi lançada na noite desta segunda-feira (14/09) no Cinema do Museu, mantido pela Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, no Recife. “Vulneráveis” apresenta visões distintas sobre o impacto de grandes obras e investimentos industriais na vida de milhares de famílias de renda média, de pessoas que se beneficiaram do boom econômico, mas que podem retornar à pobreza a qualquer momento, dependendo da conjuntura. Famílias estruturalmente presas à pobreza. O argumento original e pesquisa foram criados por César Rocha e Laércio Portela. Os quatro episódios foram filmados e editados com direção de Déa Ferraz, Tuca Siqueira, Carol Vergolino, Getsemane Silva, Nath Gomes e Fabiana Moraes. A série tem um viés autoral e está sendo exibida pela TV Câmara desde o início de setembro. Confira o calendário de exibição e a ficha técnica completa abaixo. Em outubro, a série terá reexibição.

O roteiro do primeiro episódio da série, intitulado “Canavieiros”, ganhou o prêmio Rucker Vieira, organizado pelo Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que financiou a produção do filme. Os três episódios seguintes (Mata Norte, Caldeirão e Dia de Pagamento) foram produzidos com incentivo do Funcultura, mantido pelo Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura e Fundarpe. “Canavieiros” está sendo transformando em longa-metragem, também com o incentivo do Funcultura. O grupo de profissionais envolvidos são associados ao Ateliê Produções e Alumia Produções e Conteúdo.

Os diretores tiveram liberdade para construir narrativas próprias a partir de visões distintas sobre o novo universo econômico e social trazido pelas grandes obras e sua relação conflituosa com as populações locais. As gravações foram feitas nos municípios de Ipojuca, em torno do Porto de Suape; de Goiana, nas proximidades da Fiat; em Flores e Sertânia, no entorno da Ferrovia Transnordestina e da Transposição do Rio São Francisco.

Além da série de TV, o projeto é composto por livro e ensaio fotográfico de Tom Cabral. O fotógrafo acompanhou os bastidores das filmagens e captou com sua câmera a amplitude das paisagens do novo desenvolvimento e as nuances dos pequenos dramas humanos.

FICHA TÉCNICA:

Vulneráveis – Série para TV

Argumento original e pesquisa: César Rocha e Laércio Portela

Episódio Canavieiros (direção Déa Ferraz)

Episódio Mata Norte (direção Tuca Siqueira)

Episódio Caldeirão (direção Carol Vergolino, Getsemane Silva e Nath Gomes)

Episódio Dia de Pagamento (direção Fabiana Moraes)

Realização: Ateliê Produções

Coprodução: Alumia Produções e Conteúdo

Incentivo: Funcultura – Fundarpe – Secretaria de Cultura – Governo do Estado de Pernambuco

Calendário de exibição de Vulneráveis na TV Câmara

1º episódio – Caldeirão - Assista ao trailer AQUI

05/09 – Sábado 22h

06/09 – Domingo 23h

2º episódio – Mata Norte - Assista ao trailer AQUI

12/09 – sábado 22h

13/09 domingo 23h

3º episódio – Canavieiros – Assista ao trailer AQUI

19/09 – sábado 22h

20/09 – domingo 23h

4º episódio (último) – Dia de Pagamento – Assista ao trailer  AQUI

26/09 – sábado 22h

27/09 – domingo 23h

< voltar para home