Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Betânia e Olinda recebem oficinas gratuitas do Circuito Negrume

Divulgação

O Circuito Negrume: Desbravando o Nordeste Quilombola, elaborado pela Cia. Balé Baião CE, vai passar pelo Pernambuco nos próximos dias deixando um legado de formação e fruição cultural quilombola.

Na quinta-feira (14), em Betânia, no Sertão pernambucano, será ministrada gratuitamente para crianças e jovens da comunidade quilombola do município, a oficina de dança “Corporeidades mestiças na cena contemporânea”. Com o objetivo de inserir na cultura local diversas técnicas de coreografias afro-brasileiras, através do resultado obtido pela companhia em comunidades quilombolas do Estado do Ceará, a oficina será realizada no Social Clube Vila São Caetano, de 9h às 11h e das 14h às 17h.

Na sexta-feira (15), a partir das 19h, será realizado, no mesmo local, o espetáculo de dança “Negrume”, onde o público confere uma investigação corporal através da improvisação e do teatro físico, com três dançarinos da cidade de Itapipoca, no Ceará. Já no sábado (16), o projeto vai entrevistar lideranças da comunidade quilombola de Betânia, durante as filmagens de um vídeo-documentário que está sendo produzido.

Em Olinda, o Circuito Negrume estará ministrando a oficina de dança no domingo (17), na Fábrica do Carnaval, onde estarão presentes cerca de oito comunidades quilombolas das Mata Norte e Sul de Pernambuco. Na segunda-feira (18), acontece no mesmo local, a apresentação do espetáculo “Negrume”.

De acordo com Francisco de Assis, articulador regional de Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult-PE, a ideia desta parceria com a Cia Balé Baião CE visa “proporcionar a interação entre as novas tradições com as antigas, entre o tradicional e o contemporâneo, tanto na cidade, quanto no campo”, ressaltou. “Os Quilombos participantes das oficinas em Betânia e na sede do Afoxé Alafin Oyó, já desenvolvem danças populares e danças contemporâneas. Em Betânia, a oficina será voltada para o Grupo Ylu Ayê, composto por integrantes dos quatro quilombos (Sítio Baixas, Sítio Teixeira, Sítio Bredos e Sítio São Caetano) do município”, concluiu Francisco.

Serviço
Circuito Negrume: Desbravando o Nordeste Quilombola | Betânia e Olinda

- Programação na comunidade quilombola de Betânia:
14/8 – Oficina de dança “Corporeidades mestiças na cena contemporânea” | 9h às 11h30 e das 14h às 17h – Social Clube Vila São Caetano;
15/8 – Apresentação do espetáculo “Negrume” | 19h – Social Clube Vila São Caetano;
16/8 – Entrevistas e filmagens do vídeo-documentário com lideranças da comunidade | 9h às 12h

- Programação com o Afoxé Alafin Oyô em Olinda:
17/8 – Oficina de dança “Corporeidades mestiças na cena contemporânea” | 9h às 11h30 e das 14h às 17h – Fábrica do Carnaval (Av. Joaquim Nabuco, 475, Varadouro, Olinda);
18/8: Apresentação do espetáculo “Negrume” | 19hs – Fábrica do Carnaval (Av. Joaquim Nabuco, 475, Varadouro, Olinda).

< voltar para home