Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Beto Normal lança a coleção “U-Look” com desfile-cortejo pelas ruas do Recife

O estilista Beto Normal lança, no dia 1º de maio (domingo), a partir das 15h, um desfile-cortejo da sua mais nova coleção “U-Look”, na Galeria Maumau (R. Nicarágua, 173 – Espinheiro, Recife – PE). Criada para uma gangue de bikers que atua na cidade do Recife como angels, num presente distópico e urgente, a coleção conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, e é inspirada em ciclistas-ativistas de diferentes classes sociais que adotam diariamente a bicicleta como meio de transporte e que vêm se unindo e se engajando em discussões a respeito da mobilidade na cidade do Recife.

Para criá-la, o estilista aprofundou sua pesquisa sobre modelagens e o uso de materiais capazes de atender as necessidades de mobilidade, conforto e segurança demandadas pelo vestir do ciclista-cidadão. As peças da coleção, dezesseis looks no total, foram confeccionadas em tecidos naturais – linho, algodão e índigo – e com material refletivo de segurança, largamente empregado no uniforme de operários urbanos. Câmaras de ar de bicicletas e embalagens de café também foram utilizadas nas roupas e acessórios. A cartela de cores escolhida para a coleção é composta pelo laranja, rosa, verde, azul, preto e dourado.

Roupa atenta à urgência de um convívio civilizado e afetivo entre todas as pessoas que circulam na cidade, Beto Normal idealizou para o “U-LOOK” a criação de peças sem gênero (genderless). Com formas confortáveis, itens como macacões, bermudas, camisetas, vestidos, camisões, saia-calça, capa de chuva e chapéus serão utilizados como expressão da diversidade e urbanidade existente na cidade do Recife.

Lançamento - A coleção será lançada com um desfile-cortejo sobre duas rodas. A concentração está marcada para 15h, na Galeria Maumau. Acompanhados por uma bicicleta equipada com som veiculando trilha sonora, de lá os ciclistas-modelos e voluntários, em sua maioria ativistas da causa biker, pedalarão pela ciclovia do Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) até o Marco Zero, onde ocorrerá a performance final.

Depois da exibição das peças da coleção, o percurso será retomado em direção à sede da Ameclico – Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Rua da Aurora, 529, loja 2- Santo Amaro), que comemora nove anos de existência, no dia no dia 1º de maio (domingo).

Ação de acessibilidade - Ao longo do percurso pela ciclovia e durante o desfile no Marco Zero, estará sendo transmitida ao vivo a audiodescrição dos looks criados pelo estilista com o intuito de possibilitar a participação de pessoas com deficiência visual durante o evento de lançamento da coleção.

Beto Normal - É estilista e figurinista desde meados dos anos 1990. Trabalha resignificando retalhos e peças de tecidos descartados da indústria têxtil. Em seu ofício emprega a técnica de moulage e modelagem plana, misturando-as em peças únicas e autorais. Suas coleções sempre foram lançadas em eventos realizados em espaços públicos com o intuito de oferecer a um público diverso a fruição de um desfile de moda. Como figurinista, colaborou em diversas obras do audiovisual pernambucano. Ciclista-ativista, em o U-LOOK, Beto Normal propôs focar seu olhar sobre o universo biker e captar a atmosfera de uma Recife caótica para criar uma coleção predominantemente rua.

Serviço
Lançamento da coleção “U-LOOK” – Beto Normal, com desfile-cortejo na ciclovia
Quando: 1º de maio de 2022 (domingo), a partir das 15h
Onde: Saída da Galeria Maumau (R. Nicarágua, 173 – Espinheiro, Recife – PE)
Trajeto: Museu do Estado de Pernambuco| Marco Zero | Ameciclo

< voltar para home