Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Boi Marinho vai às ruas celebrar exposição

Cortejo sairá da Rua da Moeda e convidará as pessoas a visitarem a mostra, no Centro de Artesanato de Pernambuco

Ricardo Moura

Ricardo Moura

Boi Marinho fará um cortejo pelas ruas do Bairro do Recife

A exposição “Retrato: substantivo feminino” está aberta ao público até o dia 22 de dezembro, na Galeria de Arte do Centro de Artesanato de Pernambuco (Bairro do Recife). Celebrando a mostra, o grupo Boi Marinho fará um cortejo pelas ruas do bairro, convidados todos a prestigiarem o projeto idealizado pelas artistas visuais Laura Tamiana e Tatiana Devos Gentile . A partir das 16h, Helder Vasconcelos (criador do boi) e sua trupe saem da Rua da Moeda e seguem até a galeria, que funcionará até as 19h, com entrada gratuita.

“Retrato: substantivo feminino” tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, e é fruto de três residências artísticas de Laura e Tatiana junto a 25 mulheres, de 12 a 95 anos, ligadas às tradições do Cavalo Marinho (PE), do Reinado (MG) e do Batuque de Umbigada (SP). Com a proposta de ser um retrato afetivo, essas mulheres, munidas de câmeras fotográficas, registraram, em foto e vídeo, elementos que compunham sua “caixinha pessoal”, com o que lhes fosse mais precioso.

São fotografias em diferentes suportes (monóculos, tecido, impressões); vídeo-retratos de cada integrante, exibidos em um dispositivo em forma de “caixinha”, para visualização individual; correspondências em vídeo trocadas pelas integrantes de um local a outro do país; e intervenções sonoras criadas pelo músico pernambucano Helder Vasconcelos, a partir dos sons gravados durante as residências.

Boi Marinho
Criado por Helder Vasconcelos em 2000, o Boi Marinho brinca com elementos do Cavalo Marinho durante o Carnaval. O grupo já abriu sua temporada para o Carnaval 2014 iniciando seus ensaios que acontecem toda terça às 19h na Rua da Moeda. Os ensaios são abertos para quem quiser conhecer e participar. Durante o Carnaval, o Boi Marinho brinca na sexta-feira no Recife Antigo; no sábado em Condado, visitando casas de mestres e brincadores de Cavalo Marinho; e na quarta-feira em Olinda, no encontro de Bois da Rua da Boa Hora.

Serviço
Exposição “Retrato: Substantivo Feminino”
Galeria do Centro de Artesanato de Pernambuco (Av. Alfredo Lisboa Armazém 11, Bairro do Recife)
Segunda, das 14h às 20h
Terça a domingo, das 11h às 19h
Entrada franca
Informações: 3184-3090

Cortejo do Boi Marinho
Sábado (14/11), às 15h
Da Rua da Moeda ao Centro de Artesanato de Pernambuco.
Informações sobre o Boi: www.heldervasconcelos.com.br/BOI_MARINHO.html

< voltar para home