Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Bordados de Passira ganham mostra multissensorial no Cais do Sertão

Exposição com incentivo do Funcultura reúne trabalhos de 40 bordadeiras do agreste pernambucano

Com informações da Assessoria 

Em meio à potência da indústria de confecção no Agreste pernambucano, o município de Passira ainda exprime sua identidade na moda sem pressa nem grandes volumes. Conhecida naquela região como a “Terra dos Bordados”, a cidade faz jus à alcunha e resiste à sedução industrial em busca da manutenção da sua mais reconhecida expressão cultural, o bordado. As cores, os traços estéticos identitários e, sobretudo, as mulheres que mantêm viva a tradição ganham espaço no Museu Cais do Sertão, entre os dias 5 de julho e 5 de agosto, com a exposição “Bordados de Passira”. O projeto é uma realização da Alumia Produção e Conteúdo e conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

Com apoio do Museu Cais do Sertão, a mostra será instalada no 1º andar do equipamento cultural com uma perspectiva multissensorial. Em um primeiro momento, serão expostos trabalhos em tela de 40 bordadeiras do município, retratando a resistência e a força da tradição secular repassada entre gerações.

A propósito, em atenção à necessidade de preservação dessa expressão cultural, também será montada no espaço uma oficina de produção na qual o público visitante poderá aprender e desenvolver tais habilidades com as próprias artesãs.  O workshop tem carga horária de nove horas e acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de julho, sempre das 14h às 17h. São 15 vagas disponíveis e as inscrições que são gratuitas (será cobrada apenas a taxa de entrada do Museu) deverão ser realizadas pelo Facebook do Cais do Sertão

As bordadeiras também protagonizam uma instalação sonora na qual narram suas histórias em torno da tradição do bordado e a importância dele dentro de uma perspectiva cultural. No âmbito visual, a exposição ainda conta com um ensaio fotográfico assinado pela fotógrafa Hélia Scheppa com registros do cotidiano de trabalho dessas mulheres. Ainda compõe a mostra uma feira com os produtos para os visitantes que desejarem adquirir peças produzidas pelas passirenses.

Serviço:

Bordados de Passira
Período: de 5 de julho a 5 de agosto
Local: Museu Cais do Sertão
Endereço: av. Alfredo Lisboa, s/n – Bairro do Recife
Horários: de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 13h às 17h.
Preços: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada para estudantes e idosos).
Gratuidade: quintas-feiras

< voltar para home