Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Brincadeira de Terreiro oferece oficinas gratuitas neste fim de semana

Projeto pretende contribuir para o fortalecimento da identidade cultural local.

José Cleiton Carbonel

José Cleiton Carbonel

Maciel Salú é um dos facilitadores das oficinas

O projeto Brincadeira de Terreiro oferece as oficinas de “Confecção de adereços de Maracatu” e “Contação de histórias e estímulo à leitura” e o workshop “Produção cultural e preservação do patrimônio imaterial” neste sábado (28/03) e domingo (29/03) no município de Tracunhaém, na Mata Norte de Pernambuco. A iniciativa pretende fortalecer os vínculos comunitários e a identidade cultural local através da troca de experiências. As atividades são gratuitas e acontecem na sede do Maracatu Águia Formosa. O projeto Brincadeira de Terreiro é realizado pelo Maracatu Águia Formosa em parceria com a produtora Grão Comunicação e Cultura e o artista Maciel Salú, e tem o incentivo do Funcultura/ Governo de Pernambuco.

As atividades são destinadas especialmente para os mestres e folgazões da cultura popular; adolescentes, jovens e adultos matriculados nas escolas ou inseridos em projetos e programas sociais na Mata Norte de Pernambuco. Também podem participar artistas, produtores, comunicadores e educadores. Não é necessário fazer inscrição prévia. Para participar, basta chegar no local no horário das oficinas.

Roberta Guimarães

Roberta Guimarães

Mestre Barachinha irá estimular a contação de histórias sobre a cultura local

A oficina de “Confecção de adereços de Maracatu” será realizada no sábado (28/03) por integrantes do Maracatu Águia Formosa. Os participantes vão aprender a confeccionar golas e chapéus de caboclo de lança; a bordar vestidos de baianas, damas de passo e de rainha de maracatu. A proposta é estimular a criatividade e aprimorar as técnicas de bordado, colagem e amarração.

Já no domingo (29/03), é a vez da oficina de “Contação de histórias e estímulo à leitura” com os mestres de maracatu Maciel Salú, Barachinha e Edmilson Honório. O objetivo é estimular a cultura Griô e a preservação da oralidade como instrumento da cidadania.

Também no domingo (29/03) será realizado o workshop sobre “Produção cultural e preservação do patrimônio imaterial”, com produtores culturais Rute Pajeú e Danilo Carias, da Grão Comunicação e Cultura. Na ocasião, serão abordados os aspectos de financiamento, documentação, prestação de contas e planejamento de projetos culturais.

Serviço:
Brincadeira de Terreiro

Sábado (28/03)
das 9h às 12h e das 14h às 17h – Oficina de confecção de adereços de Maracatu
Domingo (29/03)
das 14h às 16h – Workshop sobre produção cultural e preservação do patrimônio imaterial
das 16h às 19h – Oficina de Contação de histórias e estímulo à leitura com os mestres Maciel Salú, Barachinha e Edmilson Honório
Endereço: Sede do Maracatu Águia Formosa – Rua Marechal Castelo Branco, 200 – A – Tracunhaém – Pernambuco (por trás da Compesa)
Informações: (81) 3038.7055 e 9606.7758

< voltar para home