Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Cabras de Lampião e Assisão levam aulas-espetáculos para escolas

O projeto "No Terreiro da Fazenda", que tem apoio do Governo do Pernambuco, através do Funcultura, passara por sete escolas de todas as regiões do Estado.

Divulgação

Divulgação

Cabras de Lampião de cantor Assisão darão aulas-espetáculos em várias escolas de Pernambuco

Com a proximidade do São João, o grupo de xaxado Cabras de Lampião e o músico Assisão resolveram se unir para dar uma verdadeira aula sobre a cultura sertaneja para deixar os jovens pernambucanos afiados para o ciclo junino. Por isso, a partir desta terça-feira até o dia 23 de maio, os artistas serra-talhadenses apresentam o projeto “No Terreiro da Fazenda”, que tem apoio do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, em sete escolas, espalhadas pelo Sertão, Agreste, Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife.

A proposta é ressaltar a identidade cultural do Sertão, de onde vem os artistas participantes, destacando a importância de manifestações como a dança do xaxado, que desperta o interesse pelas riquezas e elementos inerentes aos nossos costumes, como as indumentárias, as comidas, os hábitos e, principalmente, as histórias, narradas nas letras das canções. O cancioneiro sertanejo, inclusive, será bem representado será bem representado por Assisão, que é considerado por muitos o “Rei do Forró” por conta das suas mais de 800 composições, das quais 200 foram gravadas lhes rendendo três discos de ouro.

Segundo a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, a ação é uma forma de reafirmar os fundamentos da identidade cultural sertaneja. “A ação tem como ponto de partida a musicalidade e o ritmo de Assisão, numa interação estética e inovadora com a poesia e a dança do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, resultando num espetáculo emocionante e de singular beleza”, afirma.

ROTEIRO DAS CIDADES
SANTA TEREZINHA (Sertão do Pajeú) – 15 (terça), às 15h, na Escola Municipal José Paulina de Siqueira.
OROCÓ (Sertão do São Francisco) – 16 (quarta), às 19h, no Centro de Atividades Econômicas de Orocó.
IPUBI (Sertão do Araripe) – 17 (quinta), às 10h, no EREMAPA Arão Peixoto.
JUCATI (Agreste) – 21 (segunda), às 15h, no EREM Henrique Justino de Melo.
IBIRAJUBA (Agreste) – 22 (terça), às 10h, no EREM Manoel Moreira da Costa.
AMARAJI (Mata Sul) – 22 (terça), às 15h, no EREM Antônio Alves de Araújo.
ARAÇOIABA (Metropolitana) – 23 (quarta), às 10h, no EREN Maria Gayão Pessoa Guerra.

< voltar para home