Cabras de Lampião e Assisão levam aulas-espetáculos para escolas
O projeto "No Terreiro da Fazenda", que tem apoio do Governo do Pernambuco, através do Funcultura, passara por sete escolas de todas as regiões do Estado.
Postado em: Cultura popular e artesanato | Funcultura | Música
Divulgação

Cabras de Lampião de cantor Assisão darão aulas-espetáculos em várias escolas de Pernambuco
Com a proximidade do São João, o grupo de xaxado Cabras de Lampião e o músico Assisão resolveram se unir para dar uma verdadeira aula sobre a cultura sertaneja para deixar os jovens pernambucanos afiados para o ciclo junino. Por isso, a partir desta terça-feira até o dia 23 de maio, os artistas serra-talhadenses apresentam o projeto “No Terreiro da Fazenda”, que tem apoio do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, em sete escolas, espalhadas pelo Sertão, Agreste, Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife.
A proposta é ressaltar a identidade cultural do Sertão, de onde vem os artistas participantes, destacando a importância de manifestações como a dança do xaxado, que desperta o interesse pelas riquezas e elementos inerentes aos nossos costumes, como as indumentárias, as comidas, os hábitos e, principalmente, as histórias, narradas nas letras das canções. O cancioneiro sertanejo, inclusive, será bem representado será bem representado por Assisão, que é considerado por muitos o “Rei do Forró” por conta das suas mais de 800 composições, das quais 200 foram gravadas lhes rendendo três discos de ouro.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, a ação é uma forma de reafirmar os fundamentos da identidade cultural sertaneja. “A ação tem como ponto de partida a musicalidade e o ritmo de Assisão, numa interação estética e inovadora com a poesia e a dança do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, resultando num espetáculo emocionante e de singular beleza”, afirma.
ROTEIRO DAS CIDADES
SANTA TEREZINHA (Sertão do Pajeú) – 15 (terça), às 15h, na Escola Municipal José Paulina de Siqueira.
OROCÓ (Sertão do São Francisco) – 16 (quarta), às 19h, no Centro de Atividades Econômicas de Orocó.
IPUBI (Sertão do Araripe) – 17 (quinta), às 10h, no EREMAPA Arão Peixoto.
JUCATI (Agreste) – 21 (segunda), às 15h, no EREM Henrique Justino de Melo.
IBIRAJUBA (Agreste) – 22 (terça), às 10h, no EREM Manoel Moreira da Costa.
AMARAJI (Mata Sul) – 22 (terça), às 15h, no EREM Antônio Alves de Araújo.
ARAÇOIABA (Metropolitana) – 23 (quarta), às 10h, no EREN Maria Gayão Pessoa Guerra.