Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Cabras de Lampião parte para turnê em São Paulo

Com incentivo do Funcultura, o grupo vai circular pelas cidades de São Paulo, Birigui, Osasco e Sorocaba

Sebastião Costa/Divulgação

Sebastião Costa/Divulgação

Cabras de Lampião é conhecido pela originalidade e a autenticidade do ritmo dos cangaceiros do sertão

O grupo pernambucano de xaxado Cabras de Lampião coloca o matulão nas costas e pega a estrada, a partir do próximo sábado (8/6), rumo a São Paulo. O grupo sai da cidade do cangaceiro Lampião, em Serra Talhada e parte para uma turnê que, com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura, vai percorrer, além da capital paulista, as cidades de Birigui, Osasco e Sorocaba. O público vai poder conferir, além do xaxado, outras danças típicas do bando guerreiro nordestino. As apresentações são gratuitas e vão acontecer nas unidades Sesc de São Paulo e culminar na Festa das Tradições Nordestinas, no Centro de Tradições Nordestinas, no evento “São João de Nóis Tudim”.

De acordo com a presidente da Fundação de Cultura Cabras de Lampião, Cleonice Maria, “o grupo parte da Terra de Lampião e Capital do Xaxado para mostrar a dança dos cangaceiros, apresentando uma riqueza de elementos: indumentárias, comidas, hábitos e, principalmente, histórias narradas nas letras das canções”.

Grupo - O Cabras de Lampião é o maior divulgador da dança nordestina e mantém a originalidade e a autenticidade do ritmo dos cangaceiros do sertão. Trata-se de uma trupe de artistas sertanejos que reproduz no palco como os cangaceiros se divertiam nas caatingas nos intervalos dos combates.

As cantigas apresentadas pelo Grupo Cabras de Lampião são inspiradas pelo próprio cangaço, servindo como destaque para os cancioneiros nordestinos, como Luiz Gonzaga, Zé Ramalho, Elba Ramalho. “Utilizamos versos de autoria do próprio Lampião para conduzir o espetáculo”, diz Cleonice Maria. Já o figurino é semelhante aos trajes usados pelos cangaceiros.

Confira a agenda completa abaixo:

Turnê dos Cabras de Lampião por São Paulo
8/6 – Sesc Birigui, às 17h
9, 11, 12 e 15/6 – Centro das Tradições Nordestinas, às 17h
13/6 – Sesc Osasco, às 17h
Dia 16/6 – Sesc Sorocaba, às

< voltar para home