Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Café Colombo lança segundo volume do livro “Conversas no Café”

Com incentivo do Funcultura, a edição traz 21 entrevistas variadas entre os temas literatura, política, economia e filosofia

Divulgação

Divulgação

Café Colombo foi concebido e desenvolvido por então quatro estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

com informações da assessoria

Único programa da rádio pernambucana especializado em literatura e em livros, o Café Colombo completa 13 anos em 2015 e lança, neste mês de março, sua mais recente publicação: o livro Conversas no Café – Volume 2 traz uma série de entrevistas que se destacaram nestes anos em que acumularam quase 600 entrevistas com protagonistas e personalidades das letras, da política, da economia e do pensamento brasileiro. Com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, o livro será lançado nesta quarta (1º), às 19h, no Roda Café (Bairro do Recife). Depois do lançamento, o livro estará disponível para venda na Livraria Cultura e Livraria Jaqueira por R$ 25,00.

A compilação reúne 21 desses bate-papos realizados no programa de rádio, selecionados e organizados por três jornalistas membros do Café Colombo: Eduardo Cesar Maia, Renato Lima e Thiago Corrêa. Dividido em três eixos temáticos – Literatura e Cultura; Filosofia; Política, Economia e Sociedade -, Conversas no Café vai além dos perfis de escritores. Os entrevistados são instigados a discutir os temas em profundidade, sem abrir mão do bom-humor e nem de debater os assuntos mais polêmicos.

O mundo da literatura e da cultura sempre foi nosso carro-chefe na Rádio Universitária e na internet, mas nunca deixamos de conversar (e polemizar) sobre economia, política, história e filosofia. Sendo assim, esta edição reúne os ingredientes que fazem do Café Colombo um programa tão especial: umas pitadas de prosa e poesia, receitas do mundo econômico, um pouco do óleo amargo da política e uma cachaça envelhecida para nos lembrar do poder depurador da história”, explica Renato Lima, já na apresentação do livro.

Conversas no Café traz entrevistas com nomes como Sérgio Rodrigues (vencedor do Prêmio Portugal Telecom de 2014), Daniel Galera (vencedor do Prêmio Machado de Assis de Romance, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional em 2008), além dos pernambucanos premiados como Raimundo Carrero e Samarone Lima, que falam das suas obras e contam o processo de criação, e do poeta marginal Miró da Muribeca, que defende a poesia como criadora de imagens.

Mas o livro também traz pensamentos e opiniões de personalidades como Silvio Meira, um dos fundadores do Porto Digital, que fala sobre como a conectividade do mundo representa o futuro das cidades e dos países; o filósofo Eduardo Gianetti faz dura crítica à produção filosófica da academia no Brasil; e o político Roberto Magalhães, que revela com naturalidade as polêmicas que se envolveu no ano de 2003, quando participou do processo de eleição à Prefeitura do Recife.

Café Colombo
É o único espaço na mídia pernambucana voltado à divulgação de notícias sobre lançamentos de livros, debates de idéias e apresentação de trabalhos e pesquisas. Veiculado semanalmente desde agosto de 2002, na Rádio Universitária FM (99.9), aos domingos, das 14 às 14h30 (com reapresentação na segunda-feira, às 20h30), o Café Colombo foi concebido e desenvolvido por então quatro estudantes da Universidade Federal de Pernambuco, que o constituíram como uma empresa incubada através do Nectar (Núcleo de Empreendimentos em Ciência Tecnologia e Artes). Hoje a equipe é formada por cinco profissionais, de áreas como jornalismo, radialismo, administração e direito.

SERVIÇO
Lançamento do livro Conversas no Café – Volume 2
Quarta (1º), a partir das 19h
Roda Café | Rua Madre de Deus, 66, Bairro do Recife – Recife/PE
Entrada franca

< voltar para home