Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Cantor e compositor Júlio Samico lança primeiro disco nesta sexta-feira (9)

Batizado de "Júlio Samico e o Circo Voador", disco tem incentivo do Funcultura e será lançado com show gratuito no Sítio da Trindade

Beto Figueirôa/Divulgação

Beto Figueirôa/Divulgação

Psicodelia e memória afetiva marcam primeiro disco do cantor que, aos 60 anos, possui uma longa e poética trajetória com a música

O cantor e compositor pernambucano Júlio Samico lança, na próxima sexta (09), com show gratuito no Sítio da Trindade, o álbum Júlio Samico e o Circo Voador. Com produção e direção musical dos filhos e alunos, Rogério e Rodrigo Samico, o disco é norteado pela vivência artística de Júlio na década de 1970 com o olhar contemporâneo sobre o fazer musical, reverberando, em seus riffs psicodélicos, a sintonia familiar presente em cada faixa.

Aos 60 anos, Júlio já possui uma longa e poética trajetória com a música. Professor de violão, foi ele quem iniciou os filhos, seus maiores incentivadores, no mundo musical. De alunos, Rogério e Rodrigo se tornaram parceiros do pai e seguiram carreira no ramo e são referências nos palcos e nos estúdios da produção musical pernambucana. Além de protagonizarem a produção do disco, participam das 12 faixas no contrabaixo, guitarras, violões e efeitos sonoros.

Dentre as 12 músicas, apenas três não são da autoria de Júlio Samico: Joca Leão, uma composição de Hélcio Clemente baseado num poema de Cecília Meireles; Saindo de casa, uma ode aos jovens que decidem enfrentar o mundo, do amigo de Júlio, Gato Breckenfeld; e Rodando do músico e poeta Erickson Luna. A faixa que dá nome ao disco, Circo voador, é uma das composições mais antigas presentes do disco e foi escrita em homenagem à Rodrigo quando ele ainda era criança, enquanto Gero, uma canção cuja melodia remete às cantigas de ninar, foi escrita para Rogério. Em O Carnaval chegou, os instrumentos tradicionais do frevo se unem ao teremim, instrumento eletrônico russo muito comum nas bandas de rock progressivo das décadas de 1970 e 80.

A banda que acompanha Júlio Samico nas gravações e no show de lançamento é composta por Ricardo Fraga (bateria), André Sette (piano, sintetizadores e teremim), Carlos Amarelo (percussão), Júnior Kaboclo (flauta, pífano e saxofone) e Marina Silva (vocais). O disco ainda conta com participações de Spok, no sax barítono em Pambenyl; Isadora Melo, em dueto na faixa Circo Voador e Gracinha Telles em Saindo de casa.

Serviço:
Show de lançamento de Júlio Samico
Quando: Sexta-feira, 9 de setembro, às 19h
Onde: Sítio da Trindade – Estrada do Arraial, s/nº, Casa Amarela
Quanto: Entrada gratuita
Com abertura da banda
​Quarto Astral.

< voltar para home