Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Carpina recebe resultado sobre influências linguísticas em quilombos da Mata Norte

Pesquisa incentivada pelo Funcultura aborda a herança da linguagem africana no cotidiano de povos quilombolas.

Eric Gomes

Eric Gomes

O Quilombo Trigueiros, em Vicência, foi uma das comunidades que serviu de campo para a realização da pesquisa.

Será realizada em Carpina, na Mata Norte, a apresentação da pesquisa “Influências linguísticas africanas na formação da linguagem coloquial nas comunidades quilombolas da Zona da Mata Norte”. A palestra sobre o estudo, fruto das constatações obtidas pelas professoras e pesquisadoras Joseane Rocha, Joice Andrade e Maria José de Barros, acontece nesta quarta-feira (19), a partir das 14h, na Escola José de Lima Júnior, bairro de São José.

De acordo com Joseane Rocha, a pesquisa teve duração de um ano, entre 2013 e 2014, em quilombos como Trigueiros, Barro Preto e Povoação, nas imediações de Lagoa do Carro, Vicência e Goiana. “Fizemos observações sobre a linguagem coloquial que os povos quilombolas utilizam no seu cotidiano. Dessa forma, a pesquisa aborda as principais influências da língua africana como herança cultural ainda hoje predominante em costumes das comunidades pesquisadas”, explicou.

Na quinta-feira (20), o resultado da pesquisa também será apresentado a partir das 14h, na Escola Técnica Maria Eduarda Ramos de Barros, no bairro de São José. Para a realização, o projeto de pesquisa contou com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura.

Serviço:
Apresentações da pesquisa “Influências linguísticas africanas na formação da linguagem coloquial nas comunidades quilombolas da Zona da Mata Norte”

Data: quarta-feira (19/11)
Horário: a partir das 14h
Local: Escola José de Lima Júnior (Av. Agamenon Magalhães, s/nº, bairro de São José, Carpina)
Data: quinta-feira (20/11)
Horário: a partir das 14h
Local: Escola Técnica Maria Eduarda Ramos de Barros (Av. Padre Rocha, s/nº, bairro de São José, Carpina)
As apresentações são abertas ao público 

< voltar para home