Portal Cultura PE

Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Caruaru recebe encontro sobre design, criatividade e futuro das cidades

Input Criativo acontece com incentivo do Governo de Pernambuco entre os dias 14 e 16 de março

O Input Criativo chega a Caruaru para propor um ambiente estratégico favorável ao encontro de pessoas e tecnologias, buscando, através do design, orientar uma visão transdisciplinar de desenvolvimento para a cidade e projetar futuros possíveis para um crescimento sustentável. O seminário gratuito acontece no Armazém da Criatividade, de 14 a 16 de março de 2018. O projeto conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura e as últimas vagas podem ser preenchidas no link.

Divulgação

Divulgação

Programação acontece no Armazém da Criatividade, em Caruaru

Mesas de diálogo e palestras que questionam e revisam ideias, práticas e comportamentos estão na programação. O encontro, que tem como público alvo professores, estudantes e profissionais da área do design e moda, está aberto à participação de demais interessados nas trocas de experiências, reflexões e debates com expoentes nacionais e internacionais.

O contexto local
A Mesorregião do Agreste Pernambucano, onde se localiza Caruaru, apresenta condições próprias para se pensar em modelos de cidades criativas e sustentáveis. Possui importantes polos industriais e artesanais, como o polo de confecções e jeans, o polo moveleiro e o polo do artesanato. Conta também com um Núcleo de Design, onde são ofertadas habilitações em Produto, Gráfico e Moda, articulado com as graduações em Comunicação e Engenharia de Produção, todas da UFPE.

CONVIDADOS

Divulgação

Divulgação

Ezio Manzini

Ezio Manzini (Politecnico di Milano – ITA)
Há mais de duas décadas trabalha no campo do design para a sustentabilidade. Mais recentemente, seus interesses se concentraram na inovação social, considerada como o principal motor de mudanças sustentáveis. Nesta perspectiva, ele iniciou o DESIS: uma rede internacional de escolas de design especificamente ativa no campo do design para inovação social e sustentabilidade (http://www.desis-network.org).
Atualmente, é Professor Distinguido em Design para Inovação Social da Elisava-Design School e Engineering, em Barcelona; Professor honorário do Politecnico di Milano; e Professor convidado da Universidade de Tongji (Xangai) e da Universidade de Jiangnan (Wuxi).
Além de seu envolvimento contínuo na área de design para sustentabilidade, ele explorou e promoveu potencialidades de design em diferentes campos, tais como: Design of Materials, nos anos 80; Design Estratégico, nos anos 90 (iniciando um Mestrado em Design Estratégico); Design de serviços, nos últimos dez anos (iniciando os cursos específicos em Design de Serviços). Seu livro mais recente é “Design, When Everybody Designs. Uma Introdução ao Design para Inovação Social “, MIT Press 2015.

Carlo Franzato (UNISINOS-RS)

Divulgação

Divulgação

Carlo Franzato

Designer, professor de design estratégico e decano da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo e Porto Alegre, RS). Sua pesquisa e prática de design se concentra nas redes de projeto que articulam os ecossistemas criativos, fomentando processos de colaboração, elaboração de cenários alternativos para o futuro, inovação cultural e social.

Carla Cipolla (UFRJ-RJ)

Divulgação

Divulgação

Carla Cipolla

Atua nas áreas de Design para a Inovação Social e Design de Serviços. Suas atividades integram as duas áreas e tiveram início em 2004, e posteriormente consolidaram-se em uma das primeiras teses de doutorado no tema, realizada no Politecnico di Milano, Itália. Atua como professora na COPPE/ UFRJ onde é coordenadora do grupo DESIS – Design de Serviços e Inovação Social. Na UFRJ coordena o projeto USIS – Unidade de Suporte à Inovação Social da UFRJ, que é atividade do projeto internacional LASIN – Latin American Social Innovation Network.

PROGRAMAÇÃO
14 de março
14 às 15h – Apresentação do Input Criativo
15h às 17h – Palestra Ezio Manzini – “A criação de cidades colaborativas”
19h às 21h – Mesa redonda: Design e Cidades

15 de março
15 às 17h – Mesa redonda: Design e Pessoas
19h às 20h – Palestra – Carla Cipolla – “Inovação social e design no Rio de Janeiro e perspectivas internacionais”
20 às 21h – Palestra – Carlo Franzato – “Coletivos criativos informais: novos cenários para o empreendedorismo na indústria criativa”.

16 de março
15h às 17h – Lançamento do livro: “Design quando todos fazem design”, de Ezio Manzini
19h – Mesa Final – “Design para um mundo complexo onde todos fazem design”.

SERVIÇO

Input Criativo
14 a 16 de março de 2018
Armazém da Criatividade
Rodovia BR-104, Km 62 s/n,
Nova Caruaru, Caruaru-PE
[81] 3725-7000
Streaming

< voltar para home