Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Casa da Cultura recebe debate sobre a cultura popular na imprensa pernambucana

Roda de diálogo integra programação do curso Periferia Criativa, promovido pelo Grão Coletivo. Atividade, que acontece amanhã (13) na Casa da Cultura, é gratuita e aberta ao público

Divulgação

Divulgação

Voltado a artistas e produtores da cultura popular, o curso Periferia Criativa é realizado na Casa da Cultura, com apoio do programa Pernambuco Criativo

O curso gratuito de aperfeiçoamento técnico e em criação e gestão cultural Periferia Criativa, oferecido pelo Grão Coletivo, realizará a roda de diálogo “A cultura popular na imprensa pernambucana”. A atividade acontecerá na próxima terça-feira (13), das 16h às 18h, na Casa da Cultura (Cela Jota Soares), e integrará o sexto e último módulo do Periferia Criativa, intitulado “Comunicação, Mídias e Publicidade”, ministrado pela jornalista Dulce Reis e pelo webdesigner Walton Ribeiro, da Feed Comunicação. A proposta é promover o debate entre jornalistas de importantes veículos de comunicação e integrantes de cultura popular e tradicional. O bate-papo é gratuito e aberto ao público em geral.

Para o debate, foram convidados os jornalistas Felipe Mendes (Portal LeiaJá), Ismaela Silva (Rádio Jornal/TV JC), Mariana Oliveira (Revista Continente), Tatiana Meira (Folha de Pernambuco) e o radialista Cássio Uchôa (Rádio Universitária). A ideia é apresentar o trabalho e a rotina dos profissionais nas redações, mostrar como é realizada a cobertura dos assuntos relacionados à cultura popular e apresentar alguns exemplos do que vem sendo publicado. Além disso, os inscritos poderão tirar dúvidas, falar sobre suas atividades nos grupos de cultura popular e revelar como são retratados pela imprensa pernambucana. A mediação ficará por conta da jornalista Dulce Reis, da Feed Comunicação, empreendimento integrante do Grão Coletivo.

O curso Periferia Criativa começou no último dia 08 de maio e seguirá até 17 de junho. O principal objetivo da ação é qualificar brincantes e produtores ligados à Cultura Popular e Tradicional, por meio de oficinas temáticas, sobre processo de gestão e qualificação de projetos para captação de recursos e empreendedorismo cultural, priorizando brincantes, mestres e profissionais que atuam no campo da cultura popular.

Humberto Reis

Humberto Reis

Apresentado pelo Mestre Maciel Salú, o módulo “Cultura Popular – Mestre Griô” do curso Periferia Criativa foi realizado em maio na Casa da Cultura

O curso Periferia Criativa surgiu da iniciativa dos produtores culturais Danilo Carias e Priscila Moreira com a proposta de reconhecer a periferia como espaço onde a criatividade gera oportunidades e modifica a vida das pessoas. A ação é realizada pelo Grão Coletivo, que é formado pelos empreendimentos Criativo Soluções (Danilo Carias), Feed Comunicação (Dulce Reis e Walton Ribeiro), Grão – Comunicação e Cultura (Rute Pajeú), Maciel Salú e Auroras (Priscila Moreira).

O Periferia Criativa conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura (Secult-PE) e Governo do Estado de Pernambuco. O curso ainda conta com a parceria do Programa Pernambuco Criativo, da Gerência de Projetos Especiais da Secult-PE/Fundarpe.

SERVIÇO
Roda de diálogo “A cultura popular na imprensa pernambucana”
Quando: terça-feira (13), das 16h às 18h
Onde: Casa da Cultura (Sala Jota Soares, Raio Sul, 2º piso), Cais da Detenção, s/n, Santo Antônio – Recife
Realização: Grão Coletivo, Criativo Soluções, Feed Comunicação, Grão – Comunicação e Cultura, Maciel Salú e Auroras
Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco
Parceria: Programa Pernambuco Criativo
Entrada: gratuita e aberta ao público em geral
Informações: graocoletivo.pe@gmail.com | http://bit.ly/Periferia-Criativa-debate-imprensa

< voltar para home