Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Catavento Criativo promove cursos gratuitos em Caruaru

Workshops acontecem entre os meses de novembro e dezembro, com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura

Dando início à etapa Agreste do projeto ‘Colmeia Artesanato’, a Catavento Criativo abre inscrições para o workshop Negócios da Cultura, que acontece nos dias 9 e 10 de novembro, em Caruaru. O público-alvo são artesãos, designers, artistas plásticos, gráficos, estudantes e estilistas  residentes ou atuantes no Agreste pernambucano.

Arte

Arte

Inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico 

O curso conta com incentivo do Governo de Pernambuco (Funcultura) e vai apresentar aos alunos conhecimentos e ferramentas necessárias à construção de projetos culturais. Entre os temas a serem abordados, destaque para Cultura e Produção cultural; Elaboração de projetos culturais; Gestão de projetos culturais e Formalização do negócio.

A formação é dividida em 6 módulos de 12 horas cada, em formato de workshop e com aulas presenciais. Confira abaixo mais informações sobre cada módulo e efetue sua inscrição no link. Mais informações: cataventocriativo@gmail.com ou (81) 99591.5154

NEGÓCIOS NA CULTURA
Formalização, Contabilidade e plano de negócios
Facilitadora: Anna Érica
09/11/2017- 09h às 16h
10/11/2017 – 09h às 16h
Planejamento Operacional. Planejamento negocio: O que é e como fazer, Dicas do mercado, Hora de planejar x hora de praticar. Setores atividades. Formas constituição jurídica (Mei, Empresário individual, Eireli, Sociedade ltda). Enquadramento tributário (Mei, Simples nacional, l. Presumido, l. Real). Vantagens e desvantagens dos enquadramentos. Capital social e fonte recursos. Analise mercado: Estudo concorrentes, Estudo fornecedores, Estudo marketing. Processos operacionais. Plano financeiro, Investimento total: Capital giro, caixa mínimo, Investimentos pré operacionais, Estimativa faturamento mensal, Custos diretos, Custos fixos. Mao de obra, DRe demonstração resultado exercício, Índices de avaliação: Indicadores de viabilidade, rentabilidade e lucratividade, Prazo retorno investimento, Roteiros para formalização: municipais, estaduais e federais. Rotinas administrativas e contábeis. Especificidades do MEI.

CULTURA, PRODUÇÃO E FINANCIAMENTOS
Cultura, Produção cultural e sistemas de financiamento
Facilitadores: Sandra Silva e Juliano da Hora
20/11 – segunda-feira – manhã/tarde
22/11 – quarta-feira – manhã/tarde
Cultura: Definições e conceitos, Projeto cultural, Produtor e Gestor cultural, Mecenato X Patrocínio, Formas e Leis de incentivo, Noções de Direito autoral e autorizações necessárias.

CRIATIVIDADE NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Métodos criativoS para elaboração de projetos
Facilitadora: Sandra Silva
27/11 – segunda-feira – manhã/tarde
29/11 – quarta-feira – manhã/tarde
Análise dos conhecimentos individuais na elaboração de projetos, apresentação da estrutura básica do projeto, elaboração de projetos com processo colaborativo, análise de temáticas, estruturação e pontuação do projeto, construção de cronogramas e planilhas orçamentárias.
Mapa mental, estudo de viabilidade, modelo CANVAS, Dinâmicas em Design Thinking. Assessoramento individual. O que é projeto? Qual é seu projeto? Edital e formulário Funcultura/FUNDARPE. Estrutura: Caracterização geral, Equipe, Objeto, Justificativas, Objetivos, Metas, Receitas, Distribuição do produto, Público Alvo, Contrapartidas, Estratégias de ação, Recursos necessários, Cronograma, Orçamento, Impostos, Desembolso, Plano de Comunicação (divulgação e mídia), Plano de Cotas, Anexos específicos. Modelagem. + Adequeção do projeto para a ACESSIBILIDADE: Tipos de deficiência, Legislação inclusiva, Recursos e ações inclusivas, Demonstração de casos.

GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Diretrizes para gestão de projetos culturais
Facilitadora: Sandra Silva
04/12 – segunda-feira – manhã/tarde
06/12 – quarta-feira – manhã/tarde
Rotinas e ferramentas administrativas para acompanhamento do projeto, deveres, prazos. Prestação de contas: Tipos de contas, formas de pagamento, registros e documentação comprobatória dos pagamentos, especificidades da descrição da rubrica na planilha orçamentária. Captação de recursos: modalidades, meios de viabilidade financeira para o projeto. Marketing cultural: possibilidades de divulgação.
Escopo, Ferramentas de controle do projeto, Tipos de despesas, Pessoa física X Pessoa jurídica, Impostos, Prestação de contas.

MEIOS CRIATIVOS DE DIVULGAÇÃO DE PROJETOS
Alternativas de divulgação e venda
Facilitador: Ghustavo Távora
11/12 – segunda-feira – manhã/tarde
13/12 – quarta-feira – manhã/tarde
Marketing cultural. Estratégias de divulgação. Criação de portfólio on line com softwares livres e plataformas gratuitas . Criação de material de divulgação com baixa tecnologia.

VIABILIZAÇÃO DE NEGÓCIOS ARTÍSTICOS E CRIATIVOS
Viabilização de negócios artísticos e criativos
Facilitadora: Sandra Silva
18/12 – segunda-feira – manhã/tarde
20/12 – quarta-feira – manhã/tarde
Captação de recursos. Financiamentos alternativos. Crowdfunding. “Creative model” – adaptação do modelo CANVAS para projetos culturais criativos – modelagens. Planos de negócios criativos. Montagem do PITCH do projeto. Sustentabilidade e retorno sócio ambiental.

< voltar para home