Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Cavalo Marinho Estrela Brilhante recebe Arréda Boi, de Santa Catarina

Encontro é promovido por projeto de intercâmbio entre as brincadeiras populares.

Arréda Boi e o Cavalo Marinho Estrela Brilhante se apresentam no Recife e em Condado.

Apesar da distância geográfica, são muitas as semelhanças entre os grupos Arréda Boi (Florianópolis, Santa Catarina) e o Cavalo Marinho Estrela Brilhante (Condado, Pernambuco). Ambos representam movimentos relativamente recentes de fortalecimento das tradições populares originais de suas regiões, o Boi de Mamão e o Cavalo Marinho, tendo sido fundados há menos de 20 anos. Neste fim de semana, os grupos se encontram mais um vez. O encontro faz parte do projeto “Fortalecendo Tradições: Intercâmbio entre Cavalo Marinho e Boi de Mamão”, realizado desde 2014, com incentivo do Funcultura/ Governo de Pernambuco. No sábado (28/02), a apresentação acontece, às 17h, em frente a Igreja do Poço da Panela. No domingo (1º de março), a brincadeira será em Condado, na sede do Cavalo Marinho Estrela Brilhante, também às 17h. O acesso é gratuito.

Tanto no Cavalo Marinho quanto no Boi de Mamão há um boneco de boi que é manipulado por um brincante, além de personagens que interpretam papéis com um enredo e com falas bem definidos. Nas duas brincadeiras, o boi morre e renasce e têm personagens chamados Mateus e Vaqueiro, embora possuam papéis distintos. Além das semelhanças, existem relatos de que a origem do Boi de Mamão teve influências diretas das tradições pernambucanas de Bumba Meu Boi, da qual o Cavalo Marinho faz parte.

Nice Teles e seus filhos Totó da Rabeca e Natan Teles ministraram oficinas na primeira etapa do projeto.

ENCONTRO – O projeto “Fortalecendo Tradições: Intercâmbio entre Cavalo Marinho e Boi de Mamão” foi iniciado em setembro de 2014. Na primeira etapa, integrantes do Cavalo Marinho Estrela Brilhante, de Condado, viajaram para o Centro Comunitário Barra da Lagoa, em Santa Catarina, onde puderam participar de uma vivência cultural com o Arréda Boi. Foram realizadas oficinas sobre a dança do Cavalo Marinho, a confecção de arcos, a cantoria, a criação e prática de instrumentos. Juntos os grupos também se apresentaram na Escola Municipal da Barra da Lagoa e na Praça dos Pescadores.

SERVIÇO

RECIFE
Arréda Boi + Cavalo Marinho Estrela Brilhante
Sábado, 28.02, às 17h
Em frente à Igreja do Poço da Panela (R. Visc. de Araguaya, 71 – Poço da Panela)
Gratuito

CONDADO
Arréda Boi + Cavalo Marinho Estrela Brilhante
Domingo, 01.03, às 17h
Na sede do Cavalo Marinho Estrela Brilhante (R. Nilo Jeronimo de Souza, 106 – Novo Condado)
Gratuito

< voltar para home