Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Cavani Rosas expõe “Visões Secretas” em Berlim

O artista plástico pernambucano Cavani Rosas abre nesta quinta-feira (13) a exposição ”Visões Secretas” (Secret Visions) em Berlim, capital da Alemanha. Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, o artista apresenta obras selecionadas pelo curador Kilian Glasner no espaço Aviatrix em Neukölln.

A exposição apresenta desenhos de diversos estilos, temáticas e fases, da abstração ao desenho científico, do fantástico ao erotismo, da iconografia às crônicas visuais. Arte e ciência se confundem na obra de Cavani, assim como vida e sonho ou realidade e ficção.

Na década de 1970, quando Cavani se lançou como artista plástico, seus primeiros quadros impressionavam pela força dramática de personagens angustiados, decrépitos e decadentes, rodeados por ambientes escuros e opressores. Esses seres, quase sempre deformados, magros de fome ou com o corpo se arrastando, transmitiam um inconformismo em relação às forças que castigam os seres humanos, fossem elas sociais, políticas (pois o Brasil estava em ditadura na época) ou existenciais.

Divulgação

Divulgação

Mostra de Cavani Rosas fica em cartaz até 03 de janeiro de 2019

Na visão de mundo do artista, influenciada por diversas religiões e mitologias, o homem é um ser integrado à natureza, que tem ligação espiritual com as plantas e animais. Ao longo de toda a carreira, Cavani sempre abriu espaço para a representação dessa convergência entre as espécies ao desenhar criaturas que combinavam características humanas, animais e vegetais.

O traço de Cavani tem uma fluidez que o torna poético mesmo quando não representa uma figura reconhecível. Seus desenhos abstratos são dotados de vitalidade, tridimensionalidade, profundidade e movimento, proporcionados por uma harmonia entre curvas, sobreposições, transparências, texturas, pontos e linhas que se encontram.

Exposição “Visões Secretas”
Cavani Rosas em Berlim
Aviatrix – Herrfurth Str. 13, 12049 – Berlim
De 13 de dezembro de 2018 a 03 de janeiro de 2019
Incentivo: Funcultura – Governo de Pernambuco
Mais informações AQUI

< voltar para home