Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Cia. Biruta de Teatro se apresenta em quilombos do Sertão de São Francisco

Projeto ‘Mostra Biruta 8 anos’ leva espetáculos e sarais poéticos gratuitos para comunidades quilombolas, com incentivo do Funcultura

Foto: Rubens Henrique/divulgação

Foto: Rubens Henrique/divulgação

Espetáculo ‘Cenas Ribeirinhas’, que faz parte do projeto Mostra Biruta 8 anos.

Com informações da assessoria

Circulando por várias cidades pernambucanas, no intuito de apresentar experimentos cênicos do projeto ‘Mostra Biruta 8 anos’, a Cia. Biruta de Teatro iniciou, nesta segunda-feira (23), uma nova edição de suas apresentações gratuitas. As comunidades quilombolas Jutaí (Lagoa Grande), Ilha do Massangano (Petrolina) e Coripós (Santa Maria da Boa Vista), no Sertão do São Francisco, estarão recebendo o resultado de pesquisas alcançadas nas próprias localidades, que foi incentivado pelo Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

“O fazer teatral é na sua essência o encontro e, no caso do nosso grupo, é vital o encontro com o rio e nossa gente, com suas lutas, mistérios, encantos e tradições. Devolver a eles nossa vivência junto a suas histórias em forma de cena nos faz querer continuar vivos e enraizados no fazer teatral, na margem do nosso Rio São Francisco”, destaca Antônio Veronaldo, diretor da companhia.

Foto: Camila Rodrigues/divulgação

O grupo teatral, que completa oito anos se aprofundando em sua identidade cultural, tem buscado reforçar o diálogo com os demais grupos atuantes não apenas em Pernambuco, como no Brasil, além de pesquisadores no segmento teatral. “Essa experiência vem apontando para as novas perspectivas artísticas do grupo, para elaboração de uma poética e estéticas próprias através de diálogo transcultural, onde voltar o olhar para si é importante e necessário para criação de pontes”, explicou a atriz e produtora Cristiane Crispim, integrante da Cia. Biruta.

O projeto de pesquisa, que foi iniciado em 2013, também conta com o apoio do Sesc Petrolina e das prefeituras locais de Lagoa Grande e Petrolina, buscando investir no segmento cultural das artes cênicas, com uma programação de qualidade destinadas a crianças, jovens e adultos.

Confira a programação das apresentações:

23/05 – Cenas Ribeirinhas – Jutaí – Lagoa Grande/PE – 19h
25/05 – Cenas Ribeirinhas – Ilha do Massangano – Petrolina/PE – 19h
26/05 – Sarau Poético com o Núcleo Biruta de Teatro e participação da Banda Fogo no Munturo e Tio Zé Bah – 19h
27/05 – Contação de histórias – Cineteato CEU das Águas – 10h
28/05 – Cenas Ribeirinhas – Coripós – Stª Mª da Boa Vista/PE – 19h
29/05 – Cenas Ribeirinhas – Cineteato CEU das Águas – 19h

< voltar para home