Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Cia. Etc. apresenta resultados da pesquisa Audiodança

Artistas-pesquisadores apresentam instalação sonora e experimentos nesta segunda-feira (23/02).

No ano em que comemora 15 anos, a Cia. Etc. inicia as celebrações mostrando os resultados da pesquisa “Audiodança – A Ventura do Corpo no Som que Dança”. Na manhã de segunda-feira (23/02), das 10h30 às 11h30, a companhia realiza uma instalação sonora no Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz. No mesmo dia, às 20h30, o grupo mostra o processo de produção da pesquisa, na FAFIRE, demonstrando alguns experimentos e uma prestação de contas pública do projeto, que conta com o incentivo do Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, Governo de Pernambuco.

Durante um ano, os artistas Caio Lima, Elis Costa, Filipe Marcena, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira investigaram as possibilidades de exploração estética entre a dança e o som, dando continuidade a um processo de pesquisa já existente na companhia como metodologia de suas criações artísticas. O projeto da pesquisa tem produção de Hudson Wlamir e coordenação de Marcelo Sena.  Com a investigação, a Cia. Etc. busca provocar pessoas (com e sem deficiência visual) a aguçar a escuta na dança, a partir de diferentes modos de percepção.

Os artistas-pesquisadores fizeram um grupo de estudos semanal com colaborações de Conrado Falbo, artista do Coletivo Lugar Comum; Francine Barros, professora de Dança da Universidade Federal de Pernambuco; e Quiercles Santana, ator e diretor teatral. A partir desses encontros foram surgindo experimentos e reflexões resultando em diversas possibilidades de perceber a dança a partir da escuta.

Os experimentos que serão realizados no Instituto de Cegos servirão também à continuidade da pesquisa, a partir de registros em áudio e vídeo com o retorno de quem tiver participado, e que ficará disponibilizado no site da companhia: www.ciaetc.com.br , junto com todos os outros resultados da pesquisa.

TRAJETÓRIA – A Cia. Etc. vem pensando na interseção entre a dança e outras mídias desde 2008, quando começou a realizar  videodanças, tendo se destacado como uma das poucas companhias de dança no Brasil a trabalhar permanentemente com esta linguagem. A companhia teve projeto de manutenção financiado com recursos públicos do Funcultura/Governo de Pernambuco na pesquisa de videodança “Contribuições entre o Corpo e o Vídeo”. Em 2011, a Cia. Etc. lançou o primeiro podcast de dança com a Rádio Etc., onde distribui pela internet programas que falam sobre os processos criativos em dança, pesquisas, além de convidar outros artistas pra conversas sobre suas criações.

SERVIÇO:
Instalação Sonora Audiodança
Data: Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
Hora: 10h30 às 11h30
Local: Instituto dos Cegos Antônio Pessoa Queiroz – Rua Guilherme Pinto, 146, Derby, Recife/PE.
Entrada gratuita

Prestação de contas pública do projeto Audiodança
Data: Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
Hora: 20h30
Local: FAFIRE  - Av. Conde da Boa Vista, 921, Boa Vista, Recife/PE.
Entrada gratuita

< voltar para home