Cia. Etc. circula por Pernambuco com espetáculo, videodança e oficinas
Com incentivo do Funcultura, companhia irá rodar durante o mês de abril por seis cidades pernambucanas
Postado em: Artes Cênicas | Funcultura
Divulgação

Ao todo, Goiana, Vicência, Belo Jardim, Caruaru, Triunfo e Serra Talhada vão receber apresentações, debates e oficinas
Após 18 anos de atividades e de ter rodado por diversos estados brasileiros e países, a Cia. Etc. irá realizar a sua primeira circulação pelo estado de Pernambuco, com incentivo do Governo do Estado, através do Funcultura, durante o mês de abril. Ao todo, seis cidades (Goiana, Vicência, Belo Jardim, Caruaru, Triunfo e Serra Talhada) vão receber apresentações do espetáculo Os Superficiais, exibição da videodança Dança Macabra, além de um debate e oficina sobre o processo criativo da companhia.
O espetáculo Os Superficiais será apresentado nas praças públicas das seis cidades citadas. Em Vicência, Triunfo e Serra Talhada haverá uma intérprete de LIBRAS. Fruto de uma investigação dos tipos de relações estabelecidas no mundo pós-moderno, fortemente marcado pela velocidade e superficialidade nas interações sociais, essa montagem de dança retoma as memórias pessoais de seus bailarinos e bailarinas para propor uma obra, um jogo ou uma brincadeira que aposta na tão recorrente exposição pessoal.
Divulgação

Com direção de Marcelo Sena, o espetáculo Os Superficiais foi criado por Elis Costa, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira. A nova formação conta com com Iara Campos e Filipe Marcena (substituindo José W Júnior e Renata Vieira)
Com direção de Marcelo Sena, o espetáculo foi criado por Elis Costa, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira. A nova formação conta com com Iara Campos e Filipe Marcena (substituindo José W Júnior e Renata Vieira).
A videodança Dança Macabra, que teve sua estreia em 2017 e já circulou por diversos festivais de cinema e videodança pelo mundo, terá sua mostra em escolas públicas, seguida de um debate entre os artistas criadores e os estudantes. A projeção contará também com legenda para surdos e ensurdecidos (LSE), e disponibilizará um material pedagógico para possíveis desdobramentos sobre o processo criativo.
Dança Macabra partiu de uma pesquisa sobre o corpo na história da dança e do cinema, e se inspirou num fenômeno que aconteceu na Idade Média, chamada de danças macabras ou danças da morte, quando algumas pessoas passaram a dançar freneticamente sem um motivo reconhecível e se espalharam como uma epidemia por muitos países da Europa. Aproveitando o momento em que essas questões são bastante atuais, essa videodança faz um passeio por Recife e por diversos momentos da histórica do cinema e da dança, numa homenagem a muitos artistas dessas linguagens.
Divulgação

A videodança Dança Macabra, que teve sua estreia em 2017 e já circulou por diversos festivais de cinema e videodança pelo mundo, terá sua mostra em escolas públicas, seguida de um debate entre os artistas criadores e os estudantes
Fechando a programação, e buscando uma aproximação com artistas locais, a Cia. Etc. compartilha alguns dos processos criativos do espetáculo Os Superficiais para desenvolver diferentes corporalidades. Partindo das memórias pessoais de cada participante, a oficina utiliza o caos e a fragmentação de estados corporais para refletir sobre distintas fontes que inspiram a construção criativa da história.
AGENDA DA CIRCULAÇÃO: 1 a 17 de abril de 2019
VICÊNCIA
Segunda, 1º de abril
16h – OS SUPERFICIAIS (Com LIBRAS)
Praça do Coreto
Terça, 2 de abril
10h30 – Mostra de videodança: DANÇA MACABRA
Escola Municipal Luiz Maranhão
14h às 18h – Oficina Superficial
Clube Municipal de Vicência
GOIANA
Quarta, 3 de abril
10h – Mostra de videodança: DANÇA MACABRA
Escola Estadual Dr. João Alfredo
16h – OS SUPERFICIAIS
Praça 13 de Maio
Quinta, 4 de abril
9h às 13h – Oficina Superficial
Escola Estadual Dr. João Alfredo
CARUARU
Domingo, 7 de abril
14h às 18h – Oficina Superficial
SESC Caruaru
Segunda, 8 de abril
10h – Mostra de videodança: DANÇA MACABRA
Escola Municipal Augusto Tabosa
16h – OS SUPERFICIAIS
Praça da Conceição
BELO JARDIM
Terça, 9 de abril
16h – OS SUPERFICIAIS
Praça da Conceição
Quarta, 10 de abril
10h – Mostra de videodança: DANÇA MACABRA
Escola Municipal Castelinho
14h às 18h – Oficina Superficial
SESC Ler Belo Jardim
TRIUNFO
Domingo, 14 de abril
16h – OS SUPERFICIAIS (Com LIBRAS)
Academia das Cidades
Segunda, 15 de abril
10h e 14h – Mostra de videodança: DANÇA MACABRA
Centro Educacional de Triunfo
18h às 22h – Oficina Superficial
Centro Criativo Padre Ibiapina
SERRA TALHADA
Terça, 16 de abril
10h – Mostra de videodança: DANÇA MACABRA
Colégio Municipal Cônego Torres
18h – OS SUPERFICIAIS (Com LIBRAS)
Academia das Cidades (IPSEP)
Quarta, 17 de abril
18h às 22h – Oficina Superficial
Museu do Cangaço