Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Cia. Etc. em nova temporada de “Dark Room”

Espetáculo da companhia pernambucana retorna à cena neste mês de agosto, no Recife.

Breno César

O quarto escuro da Cia. Etc. está de volta. Após três anos de estrada, “Dark Room” ganha temporada nos fins de semana de agosto, no Espaço Vila, em Recife, sempre às 19h. O espetáculo de dança circunda a temática da sexualidade através da metáfora do ambiente íntimo, onde a privacidade permite o encontro com o outro e consigo. Fantasias brincam com os enfrentamentos humanos em uma conversa de corpos e identidades. A nova temporada de “Dark Room” tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura
(Funcultura).

O projeto é fruto de pesquisa desenvolvida continuamente pelos integrantes da companhia, que assinam coletivamente a criação do espetáculo, a partir da direção de Marcelo Sena. Para “Dark Room”, a investigação se deu intensamente na área dos estudos de identidade e gênero como a Teoria Queer e os Estudos Culturais. O retorno do espetáculo, que conta em seu elenco com Elis Costa, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira, soma ao seu conteúdo as mais recentes explorações da companhia, que vem pensando sobre corpo e áudio, esboçando o conceito de “audiodança”.

A partir disso, o espetáculo traz outras formas de explorar as questões auditivas. A própria trilha sonora, criada por Marcelo Sena e pela banda Rua (Caio Lima e Hugo Medeiros), é composta pelas vozes dos bailarinos e dialoga com o som produzido pelo corpo. A iluminação, criada por Saulo Uchôa, é composta por várias luminárias e executada pelos próprios intérpretes, ao longo do espetáculo. O cenário foi elaborado por todo grupo, trazendo a intimidade do quarto como proposta de ambientação. O
figurino é assinado por Maria Agrelli e Juliana Beltrão, do Coletivo Lugar Comum, e a produção do trabalho é assinada por Hudson Wlamir.

Para o diretor do espetáculo, o contato com a platéia contribuiu para o amadurecimento da performance do elenco no espetáculo. “Estar em cena muda muita coisa. De 2011 pra cá já passamos por muitos tipos de plateias, o que ajudou a entender ainda mais o que queríamos em cada momento do espetáculo. Já fomos a Petrolina, João Pessoa, Manaus, assim como já apresentamos aqui mesmo em Recife para diferentes públicos”.

Afora a temporada de agosto, ainda este ano, a Cia. Etc. promoverá desdobramentos do projeto “Dark Room”. A aproximação da companhia a entidades que tem relação com as questões de gênero, orientação sexual e direitos humanos propicia o desenvolvimento das futuras ações. Estão previstas sessões itinerantes do espetáculo, continuação do processo de pesquisa, mesas-redondas com artistas-criadores da companhia, estudantes, professores, pesquisadores de arte e público em geral, além de demonstrações públicas da pesquisa prática a partir dos princípios corporais investigados durante o processo criativo.

FICHA TÉCNICA:
Direção: Marcelo Sena
Bailarinos-criadores: Elis Costa, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira
Trilha sonora original: Rua (Caio Lima e Hugo Medeiros) e Marcelo Sena
Figurino: Coletivo Lugar Comum (Maria Agrelli e Juliana Beltrão)
Cenário: Cia. Etc.
Iluminação: Saulo Uchôa
Identidade visual: Guilherme Luigi
Fotografias: Breno César
Produção: Hudson Wlamir
Realização: Cia. Etc.
Indicação classificativa: 18 anos
Duração: 55 minutos

SERVIÇO:
“Dark Room”, da Cia. Etc.
Datas: 2 e 3, 9 e 10, 16 e 17, 23 e 24, 30 e 31 de agosto (sábados e
domingos)
Hora: 19h
Local: Espaço Vila – Rua Radialista Amarílio Nicéia, 76, Santo Amaro – Rua em frente à TV Jornal.
Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)
Mais informações: (81) 9699.2731 (Hudson Wlamir)
www.ciaetc.com.br
www.facebook.com/paginaciaetc

< voltar para home