Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

‘Cine Às Escuras’ inscreve para oficinas até esta terça-feira (15)

Com incentivo do Funcultura, mostra nacional de filmes eróticos será realizada de 17 a 22 março, no Recife

Às Escuras

As inscrições para as oficinas Legendagem descritiva e Audiodescrição, que fazem parte da programação da Mostra Cine Às Escuras, foram prorrogadas até esta terça-feira (15). Para participar, os interessados devem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail vouverasescuras@gmail.com e entrega-la preenchida com uma carta de intenção.

Ministrada pela mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bruna Leão, a oficina Legendagem descritiva aborda os estudos da tradução audiovisual envolvendo a legendagem para surdos como um recurso de acessibilidade comunicacional. Nela, os participantes terão contato com os princípios básicos da legendagem para surdos e ensurdecidos em produções audiovisuais; uma abordagem teoria e prática sobre a legendagem para surdos, além da experimentação, elaboração de edição de legendas.

Já a oficina Audiodescrição no audiovisual, ministrada pelo também Mestre em Linguística Aplicada pela UECE, Klístenes Braga, faz um panorama pelos estudos da tradução audiovisual, envolvendo a audiodescrição (AD) como um recurso de acessibilidade cultural e educacional para produções audiovisuais. Além de conteúdos teóricos e uma análise das pesquisas realizadas no Brasil sobre o tema, os participantes receberão uma introdução à elaboração de roteiros de audiodescrição utilizando o software Subtitle Workshop.

Com incentivo do Funcultura, a mostra nacional de filmes eróticos Cine Às Escuras será realizada de 17 a 22 março de 2016, no Cinema do Museu, no Recife. A programação gratuita vai levar ao público dez filmes com a temática do erotismo, além de oficinas que buscam oportunizar às pessoas com deficiência visual/auditiva um contato mais íntimo com as produções audiovisuais.

Oficina “Legendagem descritiva”
Segunda-­feira (21/03)
Turno: manhã e tarde
Ministrante: Bruna Leão (UECE)
Carga horária: 6h

Oficina “Audiodescrição no audiovisual”
Segunda-­feira (21/03) e terça-­feira (22/03)
Turno: noite, no dia 21, e manhã, no dia 22
Ministrante: Klístenes Braga (UECE)
Carga horária: 6h

< voltar para home