Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Cinema estudantil ganha a tela do Cinema São Luiz

Filmes de 15 países fazem parte da programação do MOV I - Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco, que começa hoje (9)

cartaz mov

Com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, começa, nesta terça (9), o MOV I – Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco. Até a próxima sexta (12), o Cinema São Luiz será ponto de encontro das novas produções do cinema internacional. Serão exibidos um total de 35 curtas, de 15 países, competindo em duas mostras (nacional e internacional), além da mostra especial espanhola l’Alternativa, de Barcelona, com curadoria de Patrícia Sanchez. Acontecem também mesas de discussão, no Instituto Cervantes, e a etapa educativa, com oficinas, no Porto Mídia – as duas instituições parceiras do evento. Todas as atividades do MOV I tem entrada franca.

O festival surge com a proposta de promover a circulação da produção estudantil internacionalmente, além de promover o diálogo entre trabalhos imersos em ambientes e contextos socioculturais diversos, aproximando realizadores do que vem sendo feito em todo o mundo. A programação do MOV será dividida em blocos temáticos, com enfoque em assuntos diversos. A exemplo do “Liberdade Antes que Tardia”, na mostra nacional, que aborda o empoderamento das minorias, com temas relacionados à homossexualidade e à comunidade negra; e do “Os fins justificam os meios”, dentro da mostra internacional, que reúne filmes cujo eixo temático é a angústia de seus personagens.

Os prêmios, nas duas mostras, serão para as seguintes categorias: Destaque Pernambucano, Melhor Filme Nacional, Melhor Filme Internacional, Criação de Atmosfera, Construção de Narratividade, Novo Olhar e Jogo Cena.

L’Alternativa
Quem marca presença no MOV I é o festival Independente l’Alternativa, de Barcelona, na Espanha. O evento chega, este ano, à sua 21ª edição neste ano, e tem a curadoria da espanhola Patrícia Sanchez, que trará filmes espanhóis à programações do MOV I. A mostra encerrará o MOV I, nesta sexta (12), a partir das 20h30.

Etapa educativa
Outra parte do MOV I será voltada para formação e debates temáticos. A etapa educativa, , terá oficinas (que contaram com inscrições gratuitas, no último mês), e mesas de discussão (com entrada livre), que serão realizadas, respectivamente, no Porto Mídia (Bairro do Recife) e no Instituto Cervantes (Derby).

No Porto Mídia, de hoje (9) até sexta (12), serão oferecidas duas oficinas: “Elaboração de projetos: financiando sua ideia”, com a jornalista e produtora executiva do MOV I , Thaís Vidal, das 9h às 13h; e “Direção para stop motion”, com a realizadora Nara Normande, das 14h às 18h.

Já as mesas de discussão acontecem nesta quinta (11) e sexta (12), no Instituto Cervantes, sempre das 14h às 17h. Na quinta, “Cinema e educação: olhar faz poesia” com Jane Pinheiro, professora de Artes Visuais e de Fotografia, Cinema e Vídeo no Colégio de Aplicação da UFPE. Já na sexta, Pedro Severien e Mariana Porto debatem na mesa “Kinopolitks: Cinema e Política”, organizada em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtamestragistas/PE e Associação Pernambucana de Cineastas (ABD-APECI/PE).

Programação de curtas do MOV I (por blocos temáticos)
Confira AQUI as sinopses de cada um dos filmes.

Competitiva nacional
- Diz que fui por aí, 72′ (terça, 9/12 – 20h30)
- Liberdade antes que tardia, 63′ (quarta, 10/12 – 20h30)
- Afetos indomáveis, 73′ (quinta, 11/12 – 20h30)
- Cada dia a mais é um a menos, 63’ (sexta, 12/12 – 20h15)

Competitiva Internacional
- Nós somos nossas escolhas, 74′ (terça, 9/12 – 19h)
- Os fins justificam os meios, 69′ (quarta, 10/12 – 19h)
- Saída bloqueada, 78′ (quinta, 11/12 – 19h)

L’alternativa: Cinema Universitário Espanhol
(sexta, 12/12 – 20h30)
O Festival de Cinema Independiente de Barcelona desembarca no Recife para uma sessão especial no MOV, trazendo filmes que marcaram a mostra universitária do festival. Curadoria especial de Patricia Sánchez.

< voltar para home