Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Cinema no Interior lança livro e DVD sobre a sexta edição do projeto

Kit conta com filmes produzidos na última edição, além de uma publicação que traz detalhes das gravações, textos dos alunos e dois roteiros na íntegra

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

A publicação conta ainda com dois roteiros na íntegra, o de ‘Dona Bárbara do Araripe’, de Lorena Arouche, e “A trilha”, de Tiago Scorza e Gabriela Dalmasso

A VI edição do Cinema no Interior inicia nesta sexta (21), no município de Exu, o lançamento e distribuição dos livros e DVDs que compõem o projeto nas cidades contempladas pela iniciativa. O encontro está marcado para as 19h, na Praça da Igreja Matriz da cidade de Exu, dentro da programação do Curta Araripe – Mostra de Cinema. Na ocasião, será feita uma homenagem à Bárbara do Araripe, retratada no filme Dona Bárbara do Araripe, uma das heroínas da revolução pernambucana. A entrada é aberta ao público.

De acordo com Marcos Carvalho, coordenador do projeto, o DVD conta com os filmes produzidos nas oficinas, enquanto o livro apresenta imagens relacionadas à produção desses trabalhos, bem como a culminância do projeto, que aconteceu no Festival de Cinema no Interior. A publicação conta ainda com dois roteiros na íntegra, o de Dona Bárbara do Araripe, de Lorena Arouche, e “A trilha“, de Tiago Scorza e Gabriela Dalmasso.

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

O produtor Marcos Carvalho ressalta que o kit é um registro das realizações, mas também tem o teor de valorização da classe artística e da cultura local

O livro também traz também textos escritos pelos alunos das oficinas. A apresentação, por exemplo, foi feita por dois deles: a Nayane Nayse, de Afogados, Junior Nunes, de Belém de São Francisco. Além disso, há textos dos professores convidados, dentre eles Pedro Severien, do Recife, e Cláudio Gomes, um diretor convidado da cidade de Afogados da Ingazeira”, explica Marcos Carvalho.

Ele ressalta que o kit é um registro das realizações, mas também tem o teor de valorização da classe artística e da cultura local. “A ideia é visitar as cidades e procurar as pessoas que participaram do projeto, para presenteá-las, e deixar cópias nas bibliotecas e secretarias de cultura das cidades”, pontua o produtor. Ao todo, são 200 cópias, que serão entregues nas cinco cidades. De Exu, a iniciativa segue para Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Belém do São Francisco e Cabrobó.

Sobre a IV Edição do Cinema do Interior

A culminância aconteceu em Triunfo no dia 20 de agosto do ano passado, no Theatro Cinema Guarany. Nesta edição, as oficinas de Roteiro foram ministradas por Tairone Feitosa e Antony Dunes; as oficinas de Produção por Camilla Lapa e Lorena Arouche; as oficinas de Interpretação por Ângela Câmara e Fotografia por Mary Ellen.

Nas primeiras cidades o projeto contou ainda com oficina de Direção com Pedro Severien e Petrônio Lorena e oficina de Captação de Áudio com Sálua Oliveira. Ao todo aproximadamente 300 alunos foram envolvidos e como resultado da série de oficinas, cada município elaborou em média três roteiros, sendo um deles o que originou o filme que representar cada cidade.

Representando Afogados da Ingazeira está o curta-metragem O eu e o outro, com direção de Pedro Severien. Ainda nesta cidade foi realizado um segundo curta, Redenção, de Claudio Gomes. Já Serra Talhada produziu o curta A nona cidade, com direção de Petrônio Lorena, enquanto que Cabrobó realizou o curta Promessa sem jeito, com direção de Wagner Miranda. Em paralelo, Belém do São Francisco lançou o curta A trilha, dirigido por Tiago Scorza e Gabriela Dalmasso. Por fim, Exu apresentou o curta Dona Bárbara do Araripe, com direção de Lorena Arouche.

A VI edição do Cinema no Interior teve incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, e conta com o apoio das Prefeituras Municipais de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Cabrobó, Exu e Belém do São Francisco, e a parceria da Vilão Filmes, Corisco Audiovisual e Aiurú Filmes.

< voltar para home