Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Coletivo Lugar Comum ganha ruas do Recife com ‘Motim’

Montagem, que conta com incentivo do Funcultura, ganha as ruas da capital durante o mês de dezembro

Divulgação

Divulgação

Durante o espetáculo, os performers criadores do Coletivo riem sem parar diante dos transeuntes

Com a proposta de fazer do riso uma ação política, um ato de protesto e de rebeldia, o Coletivo Lugar Comum inicia no Recife uma nova temporada do espetáculo Motim. As sessões iniciam nesta quinta-feira (1º), na Praça de Santo Amaro, e seguem nos dias 3, 9 e 10 de dezembro, sempre às 17h. A montagem em seguida irá para o Morro da Conceição, onde será apresentada nos dias 11, 15, 16 e 17 de dezembro, também às 17h. A entrada é gratuita.

O projeto, que conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, é uma pesquisa cuja estreia aconteceu em 2015 e que traz à tona uma política de valorização da importância do riso. Sobretudo, pela sua capacidade de estabelecer laços sociais baseados no compartilhamento afetivo, na dimensão lúdica das relações e nas experiências de prazer e de alegria.

“Não é uma atitude resignada, mas sim rebelde, frente à vida. É um rumor alto provocado não só por vozes, mas por grandes gargalhadas, o prazer do corpo em estado de riso. No entanto, a arma dessa rebeldia é a capacidade de reconhecer ou instaurar situações de humor em circunstâncias em que o que se espera é uma atitude séria”, opina Roberta Ramos, dramaturga e artista performer responsável pela concepção do espetáculo e que é também professora do curso de dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Divulgação

Divulgação

Projeto traz à tona a importância do riso no cotidiano

Segundo Roberta, os espaços públicos escolhidos para a encenação de Motim também atendem ao viés político da iniciativa. “Era um desejo coletivo essa possibilidade de dar acesso às pessoas, que por inúmeros motivos, não conseguem ir até um determinado espaço para assistir a um espetáculo. Com essa intervenção nas vias públicas conseguimos possibilitar essas novas sensações e extrair do riso a potência para lidar subversivamente com as pressões do dia a dia”, considera Ramos.

Durante o espetáculo, os performers criadores do Coletivo, Adriana Ayub, Conrado Falbo, Cyro Morais, Gabriela Santana, Iara Sales, Letícia Damasceno, Liana Gesteira, Maria Agrelli, Roberta Ramos, Silvia Góes, Priscilla Figueiroa e Renata Muniz, riem sem parar diante dos transeuntes que caminham pelas vias onde estarão encenando.

Divulgação

Divulgação

Nesta nova temporada, o espetáculo será exibido em Santo Amaro e Morro da Conceição

Coletivo Lugar Comum - O grupo recifense atua desde agosto de 2007, reunindo artistas de diferentes linguagens (dança, teatro, música, artes visuais, literatura). Hoje agrega 14 artistas, que se revezam, dando aulas uns para os outros, colaborando nas criações, na produção de projetos, na discussão de textos e ideias, entre outras atividades artístico-culturais.

Serviço
Temporada do espetáculo Motim
1°, 3, 9 e 10 de dezembro | 17h
Praça de Santo Amaro (próximo ao SESC Santo Amaro)
11, 15, 16 e 17 de dezembro | 17h
Praça do Morro da Conceição
Gratuito

Ficha técnica do espetáculo Motim
Concepção e dramaturgia: Roberta Ramos
Performers criadores: Adriana Ayub, Conrado Falbo, Cyro Morais, Gabriela Santana, Iara Sales, Letícia Damasceno, Liana Gesteira, Maria Agrelli, Roberta Ramos, Silvia Góes, Priscilla Figueiroa e Renata Muniz
Preparação corporal: Giordani Gorki (Kiran)
Oficina Percepção e criação de trilha e das paisagens sonoras: Caio Lima
Colaboração com paisagens sonoras: Thelmo Cristovam
Gravação: Estúdio Base
Técnico de gravação: Carlinhos Carvalho
Oficina Corpo Cômico: Arilson Lopes
Oficina Riso/cômico/humor: Joice Aglae
Figurino: Juliana Beltrão
Criação e Operação de luz: Luciana Raposo e performers criadores
Operador de som: Almir Negreiros
Produção executiva da temporada 2015: Paloma Granjeiro
Assistente de produção da temporada 2015: Maria Clara Camarotti
Projeto gráfico: Daniela Brilhante
Textos: Conrado Falbo e Roberta Ramos
Organização do Caderno de Criação: Conrado Falbo e Roberta Ramos
Assessora de imprensa: Ana Paula Rocha
Fotografia: Ju Brainer
Produção do vídeo: Produtora Jacaré
Realização: Coletivo Lugar Comum
Duração da performance: 60 min

< voltar para home