Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Coletivo RecBeats dá aula gratuita sobre dança de rua no Recife

Encontro acontece na sexta-feira (8), no campus da UFPE

Divulgação

Divulgação

Aula será ministrada por Paula Dri, e Will Oliveira e Rany Hilston, integrantes do Coletivo RecBeats que participaram do Rio H2K com incentivo do Funcultura

A dança de rua, expressão artística que faz parte do movimento Hip Hop, vai ocupar o espaço do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAC-UFPE). O local será palco de uma aula gratuita na próxima sexta (8) ministrada por professores do Coletivo RecBeats, grupo recifense que se destaca pelo pioneirismo no ensino desse estilo de dança. A atividade acontece das 13h às 16h, mas os interessados devem chegar com meia hora de antecedência para garantir uma das vagas.

Rany Hilston, produtora e dançarina do Coletivo RecBeats, conta um pouco da trajetória: “Fundamos o grupo com a proposta de sermos agentes formadores deste estilo de dança no estado. Aqui em Pernambuco, nós e alguns amigos somos os únicos que trabalham neste sentido, e estamos sempre indo para outros estados e fora do Brasil, com o objetivo de trazer o conhecimento pra cá“, revela.

A aula será uma edição especial do projeto social Vem Dançar, iniciativa itinerante que o grupo já executa desde 2013 levando aulas de dança de rua às comunidades de forma gratuita. No entanto, desta vez o grupo fará uma contrapartida social graças a uma formação que realizou recentemente com incentivo do Governo do Estado, por meio do Funcultura.

“Tivemos um projeto aprovado intitulado ‘Formação e Capacitação em danças urbanas para o grupo RecBeatsCrew’, e através deste incentivo conseguimos levar alguns de nossos integrantes (Paula Dri, Rany Hilston e Will Oliveira) ao Rio Hip Hop Kemp 2016 (Rio H2K), um dos mais importantes festivais de Hip Hop do Brasil que aconteceu em maio passado”, comenta Rany Hilston.

Agora o coletivo quer levar para as pessoas de Pernambuco um pouco da experiência que adquiriram por lá. “Durante a aula vamos trabalhar com três modalidades: locking, waacking, ragga dancehall. A primeira é um funk style da década de 60. Já a segunda da década de 70. A terceira surgiu entre os anos 80 pra 90, na cultura jamaicana, enquanto as outras duas são estadunidenses”, pontua a produtora do coletivo, lembrando que os interessados devem ir com roupas confortáveis para a prática da dança.

Serviço
Edição do Vem Dançar, com Coletivo RecBeats
Sexta (8/07) | 13h às 16h (inscrições às 12h30)
CAC-UFPE (Av. de Arquitetura, 0, Cidade Universitária, Recife)
Gratuito

< voltar para home