Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Coletivos Caverna e Despudorado abrem inscrições para residência artística, em Olinda

Com incentivo do Funcultura, a iniciativa Despudorado visa fomentar a produção de videoperformances na comunidade de Ouro Preto. As inscrições são gratuitas e vão até a próxima sexta-feira, dia 7 de janeiro

Divulgação

Divulgação

A atividade é voltada para jovens de 15 a 29 anos residentes em Ouro Preto, Olinda

Os coletivos Caverna e Despudorado, grupos teatrais do Recife e Olinda, abrem convocatória para a residência artística “Canal Criativo”, destinada a jovens entre 15 e 29 anos da comunidade de Ouro Preto, em Olinda. A experiência cultural vai compartilhar conteúdos teóricos e atividades práticas para fomentar a produção de vídeo-performances com artistas locais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Google Forms (forms.gle/PGptMRmxUUieqeWB8) até a próxima sexta-feira (7). A iniciativa conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Edital do Funcultura Microprojeto Cultural. Saiba mais no perfil do Instagram: @cavernacoletivo.

Em dez encontros presenciais, divididos em dois módulos, os selecionados participarão de uma residência artística com os membros dos coletivos, mergulhando em processos de pesquisa, discussão, criação, produção e distribuição de vídeo-performances. Em três semanas, serão tratados e exercitados temas como dramaturgia, investigação corporal, movimento autêntico, direção de arte, fotografia, luz e telepresença.

São 15 vagas disponíveis, voltadas a jovens realizadores culturais ou aspirantes que tenham afinidade com áreas como teatro, audiovisual e performance. Também podem participar representantes de coletivos culturais, produtoras, estúdios de criação e artistas independentes com restrição a financiamento público e a formação artística residentes em Ouro Preto. O objetivo é compartilhar conhecimento e movimentar a cena artística local.

A residência acontecerá de 10 a 29 de janeiro, das 14h às 17h. Ao término, cada participante produzirá um vídeo-performance autoral, sob tutoria dos coletivos. As peças serão exibidas virtualmente no site do Coletivo Caverna, no portal Audiovisual.ong e em outros sites parceiros. “Será uma oportunidade de troca, os coletivos levarem sua experiência e métodos criativos a artistas que, muitas vezes, não têm acesso a apoio financeiro ou a formação artística”, endossa o ator Luiz Manuel.

O resultado da seleção será publicado também no perfil do coletivo Caverna no Instagram (@cavernacoletivo), no sábado, dia 8 de janeiro. A residência artística faz parte do projeto “Canal Criativo”.

Serviço
Residência artística “Canal Criativo”
Quando: de 10 a 29 de janeiro, das 14h às 17h
Inscrições gratuitas até sexta-feira, dia 7 de janeiro, por meio do formulário: forms.gle/PGptMRmxUUieqeWB8
Local da residência artística: Rua Ouriço do Mar, quadra D-14, n 32- Ouro Preto, Olinda – PE.
Público-alvo: jovens de 15 a 29 anos residentes em Ouro Preto, Olinda
Mais informações no perfil do Instagram: @cavernacoletivo

< voltar para home