Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Com edição híbrida, Festival Animage ocupa o Teatro do Parque e plataformas digitais

Victor Jucá/Divulgação

O ANIMAGE – 11º Festival Internacional de Animação de Pernambuco começa neste sexta-feira (8) e segue até o dia 17 de outubro (doming0), em uma edição híbrida, com exibições online e sessões presenciais no histórico Teatro do Parque. Toda programação on-line e gratuita do ANIMAGE, como mostras especiais de curtas e longas, mostra competitiva, além das atividades masterclass, entrevista e painel, pode ser conferida pelo site: animagefestival.com, disponível para todo o Brasil. Vale destacar que as sessões ficam disponíveis 24h a partir do horário de exibição. O festival conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

No primeiro dia, 8 de outubro, destaca-se o longa metragem, inédito no Brasil, “ON-GAKU: Our Sound” (Japão), de Kenji Iwaisawa, conta uma história sobre três jovens delinquentes que decidem formar sua própria banda de rock – mesmo sem saber tocar nenhum instrumento. Baseado no mangá japonês “Ongaku to Manga”, de Hiroyuki Oohashi, o filme foi todo animado à mão e demorou sete anos para ser finalizado e foge aos padrões das animações japonesas.

As sessões da Mostra Competitiva também vão ser exibidas on-line, a partir do dia 8, assim como a exibição da Mostra Hors Concours (com filmes com excelência artística e premiados entre 2019-2021) e Mostra Animasivo (seleção da produção de animação do México).

No sábado (9), o ANIMAGE faz o lançamento do filme “Emidoinã”, de André Abujamra, uma ópera rock com uma história visual a partir do novo disco do artista, explorando o imaginário do fogo e a nossa relação com esse elemento da natureza. Participações no elenco variadas, como Rodrigo Santoro, Maria de Medeiros (atriz de “Pulp Fiction”), Criolo, Zélia Duncan, Chico César, B-Negão, Fernanda Takai, Pedro Luís e Russo Passapusso. Haverá uma reprise no dia 16/10.

As sessões da Mostra Competitiva Infantil também fazem parte da programação on-line e iniciam-se no dia 9, no mesmo dia que será exibido a Mostra Florence Miailhe (seleção da obra de uma das mais consagradas animadoras da atualidade).

A programação online do ANIMAGE segue diariamente até o dia 16/10, sábado, incluindo mostras especiais como a Mostra Africana, Foi Assim e Foi Assado, Além do Eixo, Mostra Estúdio Monströös, Mostra Brasil e Mostra Pernambucana. Confira a programação completa aqui.

ANIMAGE presencial

Na terça-feira (12), feriado da padroeira do Brasil, o ANIMAGE inicia a programação presencial no Recife, no Teatro do Parque. E, justamente para as crianças, o festival apresenta “Wolfwalkers”, de Tomm Moore e Ross Stewart, indicado ao Oscar de melhor animação. O filme traz um espetáculo visual em uma trama fantástica que mistura fábula e narrativa de ação em uma belíssima animação 2D, longa-metragem também inédito no Brasil. As sessões presenciais também trazem longas-metragens para adultos e a Mostra Erótica.

No domingo (17), será o encerramento desta 11ª edição, com a premiação da competição internacional de curtas. Saiba mais: animagefestival.com.

< voltar para home