Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Com incentivo do Funcultura, Coleção Abelardo Rodrigues é digitalizada

Parte desse acervo será lançado em uma publicação nesta quinta-feira (28), às 17h, no MAC

Divulgação

Divulgação

Essa é a segunda publicação do Acervo Educativo

Um acervo que inclui 923 obras de arte, 109 correspondências, 68 fotografias e 106 impressos. Essa é o legado de Abelardo Rodrigues, pintor, desenhista e paisagista, que se destacou como um dos maiores colecionadores de arte do país. Graças ao incentivo do Funcultura, parte desse material, agora, também está disponível numa publicação que será lançada nesta quinta-feira (28), às 17h, no Museu de Arte Contemporânea de Olinda (MAC-PE), no Varadouro, em Olinda. Local, que por sinal, abriga a coleção completa.

Batizado de Acervo Educativo: Coleção Abelardo Rodrigues de Papel do MAC-PE, o livro traz imagens do acervo do artista que era composto por obras de arte sacra, arte popular, desenhos, pinturas, gravuras, fotografias reunidas ao longo de 40 anos. Boa parte desse material está disponível nas 56 páginas da edição, com 200 imagens, além de questões para reflexões e sugestões de atividades artísticas.

O papel, como suporte das obras, foi o fio condutor para a percepção da obra. Conteúdos e expressões, extraídos das técnicas empregadas pelos artistas, que compõem os cinco eixos curatoriais foram escolhidos para compreender os exemplares de Abelardo Rodrigues de Papel do MAC-PE. Para cada linguagem, as obras foram agrupadas por temas sugeridos pela própria coleção. Temas ricos em significados estéticos e culturais e que favorecem o olhar para esse panorama da arte nacional.

A Coleção Abelardo Rodrigues de Papel foi adquirida pelo Governo do Estado de Pernambuco em 1984, após a morte do artista, e hoje compõe o acervo do MAC-PE. Com o livro, a curadoria educativa, a cargo da arquiteta e arte-educadora Lúcia Padilha Cardoso, procurou compreender a influência sobre a História da Arte brasileira, especialmente para pensar na passagem do modernismo ao contemporâneo, a partir dos anos 1930/1960. O projeto conta com a produção de Janaisa Cardoso, pesquisa de Hassan Santos e Niedja Santos e projeto gráfico da Zoludesign. A Coleção Abelardo Rodrigues de Papel do MAC-PE é a segunda publicação do Acervo Educativo.

Serviço
Projeto Cultural Acervo Educativo: Coleção Abelardo Rodrigues de Papel do MAC-PE
Abertura da exposição “Coleção Abelardo Rodrigues de Papel”
Lançamento do caderno educativo
Encontro com professores com certificado de participação
Quinta-feira, 28 de janeiro de 2016, às 17h
Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco
Rua 13 de maio, 157, Olinda

< voltar para home