Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Com incentivo do Funcultura, coletânea reúne primeiras obras de Lucila Nogueira

Com curadoria de André Cervinskis, livro será lançado nesta quinta-feira (20), às 14h, numa live no YouTube

Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, será lançado nesta quinta-feira (20), a partir das 14h, o livro “Lucila Nogueira: poesia reunida”, em uma live no canal do YouTube do crítico André Cervinskis, responsável pela curadoria da obra. A publicação reúne três obras da fase inicial da carreira da poetisa carioca e recifense, sendo elas “Almenara” (1978), “A Dama de Alicante” (1990) e “Livro do Desencanto” (1991).

O evento será realizado no formato de mesa redonda mediada por Cervinskis. O debate sobre a vida e a obra da poetisa ficará por conta de Feliciano de Mira, artista multimídia, poeta, investigador e professor da Universidade de Coimbra; Virgínia Leal, professora aposentada do Departamento de Letras da UFPE; e Alexandre Maia, professor de Letras da UFPE com ênfase em Teoria Literária e Cultura Clássica. Ambos os professores da UFPE foram contemporâneos de Lucila à época em que ela foi docente da pós-graduação em Letras e Linguística da instituição.

“Em uma época em que a cultura acontece em fenômenos e com rápida ascensão e decadência, precisamos falar sobre os grandes nomes e o porquê de eles importarem. Lucila, em alma independente, arrebatadora e questionadora dos próprios limites, é poesia que nos convida a contemplar a interculturalidade, o mítico e o ancestral. Com a poesia reunida, revisitamo-la e formamos uma iniciação poética da autora”, comenta André Cervinskis.

O livro representa um resgate das três primeiras obras da escritora, que apresentam a busca pelo equilíbrio entre a forma e o conteúdo e entre a estética e o desfrute literário. Almenara, Dama de Alicante e Livro do Desencanto trazem pinceladas sobre as raízes identitárias, míticas e miscigenadas de elementos culturais ibéricos, brasileiros, cristãos e celtas. A obra foi editada com tiragem de 1000 exemplares que serão doados a bibliotecas e instituições de ensino. O projeto também contempla a doação de 50 audiobooks para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

Sobre Lucila Nogueira - Lucila Nogueira (Rio de Janeiro, 1950) foi uma poetisa, professora e crítica literária brasileira com identidade luso-galega, com aproximadamente 35 poesias e ensaios publicados, além de muitos artigos em revistas impressas e on-line. Foi professora da Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na qual ensinou disciplinas como Teoria da Poesia, Ideologia e Literatura, Literaturas de Expressão Portuguesa do Século XX e Literatura Hispanoamericana. Foi, também, presença constante em congressos e colóquios, abordando autores desde o período medieval à atualidade. Foi vencedora dos prêmios Othon Bezerra de Melo, em 1988, com Oralidade e folclore nordestino na poesia de Ascenso Ferreira, Manuel Bandeira, em 1978, com Almenara, e em 1986, com Quasar.

Serviço
Lançamento do livro “Lucila Nogueira: poesia reunida”
Quando: 20 de janeiro de 2022 (quinta-feira), às 14h
Transmissão pelo canal no YouTube: www.youtube.com/channel/UCTWwyV53eMuAzX8_qS3k4YA/featured

< voltar para home