Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Com incentivo do Funcultura, espetáculo “Cavaco e Sua Pulga Adestrada” retoma apresentações

A peça vai circular, ao longo deste mês de novembro, pelas cidades de Olinda, Camaragibe e Recife

Marília Chalegre/Divulgação

Marília Chalegre/Divulgação

A estreia é neste sábado (10), no Parque Dona Lindu, com duas sessões gratuitas, às 16h e 19h

O ator, palhaço, malabarista e músico Anderson Machado, da Caravana Tapioca, através do incentivo do Funcultura, tem levado, desde o mês de passado, a peça Cavaco e Sua Pulga Adestrada para diversas praças e parques de cidades da Região Metropolitana do Recife. Com entrada franca, o espetáculo passará, neste mês de novembro, pelas cidades de Olinda, Camaragibe e Recife (confira a programação completa abaixo).

No enredo, o público poderá conferir a história de Cavaco, um antigo dono de circo que, ao se encontrar falido depois de perder todos os seus artistas, decide reconstruir sua carreira com a pulga Maria. Transportando o público para o universo lúdico e mágico do circo, a pulga chega de paraquedas, faz música experimental com panelas, cospe fogo e doma uma fera, entre outras habilidades que aprendeu ao longo de sua carreira. Cavaco, o excêntrico domador, faz a costura dos números com música ao vivo, malabarismo, magia e comicidade. Ao melhor estilo do artista popular, é estabelecido um jogo de interação e improvisação com a plateia que participa do espetáculo até o final, esperando a incrível pulga ser lançada do canhão para o espaço sideral. Com roteiro, atuação e cenografia de Anderson Machado (Cavaco), e direção de Helder Vasconcelos, este é um espetáculo de humor ingênuo para divertir toda a família. A trilha sonora original é de Adriana Milet, com figurino de Luciano Pontes. Marcella Malheiros assina a produção executiva do projeto.

Acessibilidade - Parte das apresentações conta com recurso de acessibilidade coordenada por Andreza Nóbrega (VouVer Acessibilidade), com tradução em libras e audiodescrição. Recentemente o espetáculo completou 100 apresentações, sendo visto em praças de mais de 20 cidades do Sertão e Agreste pernambucano pelo Prêmio Funarte Artes Na Rua.

Oficina - Entre os dias 24 e 28 de novembro, Anderson Machado vai promover ainda a oficina gratuita O Palhaço e a Rua!, cuja proposta é compartilhar parte do aprendizado adquirido em seus 10 anos de ofício e pesquisa do riso. A oficina permitirá aos participantes, circenses, atores e artistas em geral, maiores de 18 anos, conhecer os processos de criação do artista através de diversos exercícios. Técnicas de despertar do riso, relação com espaço cênico, comicidade em habilidades, improviso e atuação em espaços abertos, serão alguns dos temas abordados neste processo. Ao final, os participantes farão uma vivência prática na rua.  Os interessados deverão enviar currículo e carta de intenção até o dia 20 de novembro para o e-mail andersondmt@hotmail.com

Companhia - A Caravana Tapioca surgiu da união dos artistas Anderson Machado e Giulia Cooper buscando mesclar teatro, malabarismo, mágica, palhaçaria e música no processo de investigação e criação dos seus trabalhos, como “O Circo de Lampezão e Maria Botina” e Flor do Lixo, entre outros. Desde 2010, a dupla vem se apresentando em palcos e picadeiros de todo o Brasil, realizando também diversas turnês pelo agreste e sertão pernambucano, pesquisando o circo-teatro na rua como forma de democratização da arte e quebrando a rotina das cidades. Desde 2010, Anderson Machado integra também a trupe dos Doutores da Alegria Recife.

Confira a agenda completa de circulação do espetáculo:

Dia 08/11, Praça do Carmo (Olinda), 18h30

Dia 15/11 (domingo), Parque 13 de Maio (Recife), 10h

Dia 15/11 (domingo), Praça do Arsenal (Recife), 16h, com audiodescrição e libras

Dia 29/11 (domingo), Parque de Camaragibe (Camaragibe), 16h30

Oficina O Palhaço e a Rua!
Carga horária: 20 horas, de 24 a 28 de novembro, das 13h30 às 17h30, no Espaço Vila (Rua Radialista Amarília Nicéas, 76, Santo Amaro). Saída de Palhaço no sábado, 28/11.
Inscrição: enviar currículo e carta de intenção até o dia 20 de novembro para o e-mail andersondmt@hotmail.com.

< voltar para home