Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Com incentivo do Funcultura, Newton Moreno lança “Ópera e Outros Contos” na Livraria Cultura

O lançamento da obra será nesta segunda-feira (16), às 18h, no Paço Alfândega

Divulgação

Divulgação

A publicação reúne 25 contos do autor

O dramaturgo, encenador, pesquisador e escritor pernambucano Newton Moreno faz sua estreia no universo dos livros, nesta segunda-feira (16), às 18h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, com o lançamento da publicação Ópera e Outros Contos. Com incentivo do Funcultura, a obra, prefaciada por Marcelino Freire, reúne 25 contos do autor, que já são bem conhecidos pelos pernambucanos. Em 2007, o Coletivo Angu de Teatro fez a estreia nacional da peça Ópera, no Teatro Apolo, que ficou pequeno para acomodar o público que se acumulava em longas filas na bilheteria. Na noite de autógrafos, a mesma companhia fará, no auditório da Cultura (com 150 lugares), uma leitura dramática de textos inéditos do autor.

Os contos de Ópera trazem personagens de fácil identificação pelos leitores recifenses, pois remetem às andanças pelas ruas do centro do Recife, ao nosso jeito de falar. A música, a diversidade sexual, a marginalidade e a busca incessante por algo que dê sentido à vida e aplaque as dores da alma são elementos assíduos nos enredos. Personagens que vivenciam a aventura do grande amor, encontros inusitados, tragédias e catástrofes humanas que, aqui e ali, podem provocar riso. O romance de um cantor de ópera com um michê; um drama familiar motivado pela descoberta da homossexualidade do cachorro doméstico; as desventuras de um folião que perdeu a dentadura justamente no primeiro dia do Carnaval; a moça que só sossega o coração aplicando-se anestesia de consultório dentário. Quem conhece o teatro de Moreno vai correlacionar de imediato sua narrativa de frases curtas, rápidas e imagéticas.

AGENDA -  Além da capital pernambucana, haverá lançamento de Ópera no Rio de Janeiro, no dia 23/05 (segunda-feira), na Livraria Cultura do Shopping Fashion Mall, e em São Paulo, no dia 25/05 (quarta-feira), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

TRAJETÓRIA - Nascido no Recife, em 1968, o autor é bacharel, mestre e doutor em Artes Cênicas, sendo o primeiro título pela Unicamp e os dois últimos pela USP. No Teatro, foi consagrado em importantes premiações, como a da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Shell, Contigo!, Questão de Crítica, Qualidade Brasil e Bibi Ferreira. Seu primeiro texto encenado foi Deus Sabia de Tudo…, em 2001. De lá pra cá, escreveu peças aclamadas por público e crítica, como Agreste (encenada também em Londres e Buenos Aires), Dentro, A Cicatriz é a Flor, Assombrações do Recife Velho, Memórias da Cana, As Centenárias (também montada em Lisboa), Maria do Caritó, Jacinta e outras. A Refeição, resultado da residência com o Royal Court Theatre, entrou em cartaz em Buenos Aires. Na televisão, foi colaborador em A Grande Família e, em 2015, a Rede Globo levou ao ar uma minissérie de sua autoria, Amorteamo, que abordou histórias de amor entre mortos e vivos, no Recife do início do século 20.

Serviço
Lançamento do livro Ópera e Outros Contos, de Newton Moreno
Quando: 16/5 (segunda-feira), às 18h
Onde: Livraria Cultura do Paço Alfândega (R. Madre de Deus, s/n, Recife Antigo, Recife – PE)

< voltar para home