Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Companhia Fiandeiros promove debates e leituras sobre teatro infanto-juvenil

Intitulado 'Dramaturgia', projeto conta com incentivo do Funcultura e vai apresentar ao público participante três leituras dramáticas e um debate

Renata Teles/Divulgação

Renata Teles/Divulgação

Uma das peças que compõe a programação é a ‘Antes de ir ao Baile’, cujo texto é do autor Vladimir Capella, falecido em 2015, aos 63 anos, e expoente do teatro infanto-juvenil brasileiro

Abordando o imaginário e a poesia nas artes cênicas, o projeto Dramaturgia, da Companhia Fiandeiros de Teatro, chega à terceira edição. Serão três leituras dramáticas e um debate que acontecem desta sexta-feira (28) até o domingo (30), no Recife. Toda a programação, que é gratuita e vai contar com tradução simultânea em Libras, será realizada no próprio Espaço Fiandeiros, no bairro da Boa Vista (Recife).

Dramaturgia conta com incentivo do Governo de Pernambuco,  por meio do Funcultura, e na sua primeira edição, em 2013, destacou autores pernambucanos. A seguinte, em 2015, trouxe clássicos da dramaturgia mundial, como Shakespeare, Sófocles e Tchekhov. Desta vez, a iniciativa aborda o tema Infância e Juventude e traz premiados e inéditos textos infanto-juvenis, todos assinados por cada um dos diretores da Fiandeiros.

O projeto tem início nesta sexta (28), às 19h, com a leitura de Antes de ir ao baile, de Vladimir Capella e direção de André Filho. No sábado (29), às 16h, acontece o Painel de Debates intitulado Panorama do Teatro para Infância em Pernambuco, com participação de Leidson Ferraz, Luiz Felipe Botelho e João Denys e mediação de André Filho. Em seguida às 19h, haverá a leitura de Um conto de Marias ou de Maria Flor, de Raphael Gustavo, com direção de Manuel Carlos. A programação termina no domingo (30), às 17h, com apresentação de O sonho de Ent, de André Filho e direção de Daniela Travassos.

O texto da estreia é de Vladimir Capella, autor paulistano, falecido em 2015, aos 63 anos. Expoente do teatro infanto-juvenil brasileiro, escreveu e dirigiu produções que se transformaram em clássicos, como Panos e lendas (1978), Como a lua (1984) e Avoar (1985).

Já os outros dois textos foram o primeiro e o segundo lugar no 1º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, anunciados este ano pelo Governo do Estado. Ambos são inéditos. Um conto de Marias ou de Maria Flor é de autoria de Rafael Gustavo, natural do município de Vitória de Santo Antão. O sonho de Ent é assinado pelo dramaturgo André Filho, ator desde 1990, formado pelo curso de Formação de Atores da UFPE.

O projeto ainda recebe doações de textos de teatro para crianças para o banco de textos teatrais do Espaço Fiandeiros. Os interessados podem enviar seus trabalhos pelo e-mail producaofiandeiros@gmail.com. O banco já tem mais de 600 títulos que são utilizados para aulas, montagens didáticas e consultas dos alunos.

Serviço
Projeto ‘Dramaturgia’, da Companhia Fiandeiros de Teatro
Espaço Fiandeiros (Rua da Matriz, 46, Boa Vista, Recife-PE)
Gratuito

Sexta (28)
19h | Leitura dramática: “Antes de ir ao baile”
De: Vladimir Capella | Direção: André Filho
Elenco: Arilson Lopes, Auricéia Fraga, Camila Bastos, Domingos Soares, Dudu Godoy, Maria Eduarda Pepe, Mauro Monezi e Roseane Tachlitsky

Sábado (29)
16h | Painel de Debates Panorama do Teatro para Infância em Pernambuco. Com Leidson Ferraz, Luiz Felipe Botelho, João Denys e mediação de André Filho.
19h | Leitura dramática: “Um conto de Marias ou de Maria Flor”
De: Rafael Gustavo | Direção: Manuel Carlos
Elenco: Charly Jadson, Gabriella Neves, Geysa Barlavento, Kélia Phayza, Ruan Marinho, Victor Chitunda

Domingo (30)
17h | “O sonho de Ent”
De: André Filho | Direção: Daniela Travassos
Elenco: Julia Veeck, Sandra Rino, Pascoal Filizola, Anny Rafaella Ferli e Clóvis Moreira

< voltar para home