Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Companhia Fiandeiros promove leitura dramatizada nesta sexta-feira (25/10)

Nesta edição, será interpretado o texto “Lunik”, de Luciana Lyra

Foto: Analice Croccia

Foto: Analice Croccia

“Lunik” foi contemplado com o Prêmio de Texto Inédito de Dramaturgia, pela Secretaria de Cultura de São Paulo

Com o incentivo do Funcultura/ Governo do Estado de Pernambuco, a Companhia Fiandeiros de Teatro comemora dez anos promovendo um banco de textos de autores pernambucanos para fruição, discussão, pesquisa, leituras e encenações. No Espaço Fiandeiros – Dramaturgia Pernambucana, a cada sexta-feira é realizada uma leitura dramatizada seguida de debate. Nesta sexta (25/10), às 19h30, será a vez do público conhecer o texto infantil “Lunik”, da autora Luciana Lyra, que trabalha também como atriz e diretora. A obra faz um convite à diversão e à reflexão sobre a renovação do nosso planeta. Na ocasião, a leitura será feita pelo Grupo de Teatro do Sesc Santo Amaro, com direção de Rodrigo Cunha. O elenco é formado por Alexandre Peixoto, Amanda Pegado, Fabrícia Macedo, Fernanda Brasil, Geraldo Monteiro, Rodrigo Cunha, Stela Lopes, Thiago Mercês e  Weydson Borges.

Em 2011, Lunik, foi contemplado com o Prêmio de Texto Inédito de Dramaturgia, pelo ProAC, da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo, tendo sido realizadas duas leituras dramáticas, sendo a primeira sob direção da autora, no Espaço dos Fofos Encenam, em São Paulo, e a segunda na Paraíba (Sesc- Campina Grande), sob direção de Diana Ramos.

Segundo a autora Luciana Lyra, o texto é baseado em crônicas de Vinícius de Moraes (O Casamento da Lua), um dos maiores poetas modernos do Brasil, nos festejos de seu centenário. “O poeta essencialmente lírico, o poetinha, como ficou conhecido, notabilizou-se pelos seus sonetos. Sua vasta obra, que passou pela literatura, teatro, cinema e música, inclui ainda importantes capítulos dedicados às crianças e ao amor”, explica Luciana.

Os encontros serão realizados nos meses de outubro e novembro, sempre às 19h30. O banco de textos do espaço estará aberto à visitação até 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, sempre das 16h às 19h. A entrada é gratuita.

A coordenadora-geral do evento, Daniela Travassos, “as leituras são feitas por núcleos de pesquisa em teatro da cidade, então a ideia é debater a dramaturgia com o próprio autor a partir da obra apresentada.”

Serviço
Leitura Dramatizada
Sexta-feira (25/10), às 19h30
Texto: Lunik
Autora/ Debatedora: Luciana Lyra
Direção: Rodrigo Cunha
Local: Espaço Fiandeiros fica – Rua da Matriz, nº 46, 1º andar, Boa Vista. Entrada Gratuita
Telefone: 81 4141-2431

< voltar para home