Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Cristiano Lenhardt expõe Matéria Superordinária Abundante na Amparo 60

Exposição conta com incentivo do Funcultura

Divulgação

Artista inaugura nesta quarta-feira (5) nova exposição

Artista inaugura nova mostra nesta quarta-feira (5)

Depois do sucesso de sua última exposição Planalto, Cristiano Lenhardt está de volta à Galeria Amparo 60, com a mostra Matéria Superordinária Abundante. Composta por obras inéditas, o novo trabalho do artista, que conta com incetivo do Funcultura, entra em cartaz nesta quarta-feira (5), e apresenta um misto de técnicas: desenho, pintura, fotografia, vídeo, instalação e colagem, utilizando materiais diversos, como adesivo perfurado, tela de alumínio, plástico, papelão, madeira.

Multiplicidade de técnicas marca a nova exposição de Cristiano Lenheardt

Nova exposição de Cristiano Lenheardt é marcada por multiplicidade de técnicas

Nas obras, nenhum dos encaixes é estanque. “Porque tudo só existe enquanto a força que sustenta é maior do que a força que puxa o contrário”, diz. Assim, os materiais e as formas se relacionam em Matéria Superordinária Abundante, que apresenta arranjos que se estabelecem por meio de configurações positivas geradas por uma atenção que desconfia da sentença final.

O artista conta que sempre observou o tipo de organização social dos índios no Brasil e sua cultura, tendo se aprofundado de uns anos para cá. Ele compartilha da ideia de alguns autores de que a vida indígena seria o que poderia mudar o rumo da sociedade no Brasil. “Falo de um ponto de vista em que acredito que essa terra é indígena e deveria ser respeitada como tal, só que não é assim e nem nunca foi”, pontua.

Os trabalhos apresentados em Matéria Superordinária Abundante são feitos sob o que restou ao artista de uma lógica indígena. Numa caminhada dispersa e atenta, ao mesmo tempo, ele observa os vestígios que seus vizinhos deixam de suas vidas trabalhadoras. “Junto materiais da rua e neles faço pequenas alterações e tento entendê-los em outro contexto, por outra perspectiva. Estou morando no centro do Recife, bem no meio do comércio, com serviços como marcenaria, e o lugar dos moradores de rua. O rejeito é matéria-prima que divido com catadores sob o legado de Rauschenberg, Oiticica, e das longas caminhadas indígenas para coleta”, explica. A exposição pode ser conferida até o próximo dia 30 de dezembro, na Galeria Amparo 60, em Boa Viagem.

Serviço
Exposição Matéria Superordinária Abundante, de Cristiano Lenhardt
Abertura: 5 de novembro de 2014, às 19h
Visitação: de 6 de novembro a 30 de dezembro de 2014.
Segunda a sexta-feira, das 9 às 13h e das 14h às 18h.
Sábados das 10 às 14h (Com agendamento prévio)
Onde: Galeria Amparo 60 - Av. Domingos Ferreira, 92 A – Boa Viagem, Recife – PE
Mais informações: +55 81 3033.6060

< voltar para home