Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Curso de “Acessibilidade Comunicacional nas Artes” está com inscrições abertas

A atividade, que conta com incentivo do Funcultura, começa no próximo dia 27/5 (segunda-feira), na Alpha Faculdade

Ana Olivia Godoy/Divulgação

Ana Olivia Godoy/Divulgação

Coordenadora da VouVer, Andreza Nóbrega será uma das palestrantes do curso

A VouVer Acessibilidade realiza, a partir do próximo dia 27/5 (segunda-feira), o curso de “Acessibilidade comunicacional nas artes” que, com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura, aprofundará o estudo das práticas inclusivas no universo artístico, acontecerá na cidade do Recife. Os encontros, que acontecerão na Alpha Faculdade, durante duas semanas, terão, ao todo, 60 horas de duração. As inscrições estão abertas e será cobrada apenas uma taxa de matrícula no valor de R$ 50. Os interessados poderão se inscrever aqui.

O curso vai discutir conceitos e práticas inclusivas envolvendo pessoas com deficiência no universo das artes em geral, como teatro, dança, circo, artes visuais e as aplicabilidades da audiodescrição, libras, braille, fontes ampliadas, entre outras tecnologias assistivas. Além disso, serão apresentadas ações inovadoras no campo da acessibilidade comunicacional que possam estimular a experimentação e o desenvolvimento de novas estratégias de mediações inclusivas na cena artística.

Os temas trabalhados contemplam diversas áreas de formação, como produtores, artistas, arte-educadores, gestores culturais, pedagogos, historiadores, monitores e interessados em arte e acessibilidade em geral, maiores de 18 anos. Para Andreza Nóbrega, coordenadora da VouVer Acessibilidade, o fato da acessibilidade passar a ser um dos critérios de pontuação de alguns editais de financiamento, faz com que o tema tenha que ser aprofundado em outras esferas: “O curso tem como princípio trabalhar os afetos e a empatia por meio do convívio, do mergulho teórico e prático no campo da acessibilidade, buscando promover as transformações necessárias para a criação de ambientes/relações permeados pelas diferenças”, diz Andreza.

Além de Andreza, mestre em educação inclusiva, licenciada em artes cênicas e especialista em audiodescrição, as aulas serão conduzidas por outros 3 ministrantes: Igor Rocha, especialista em educação para surdos, graduado em letras/libras; Marcelo Pedrosa, arquiteto que realiza projetos que dialogam a acessibilidade arquitetônica com a comunicacional e Milton Carvalho, graduado em publicidade, consultor em audiodescrição e professor e revisor de braille. Nos próximos meses o curso também acontecerá em Garanhuns e Petrolina.

Serviço
Curso de “Acessibilidade comunicacional nas artes”, no Recife
Datas: 27 de maio a 2 de junho e 10 a 14 de junho
Horário: das 18h às 22h, sendo nos dias 1 e 2/06, das 8h às 18h
Local: Alpha Faculdade (Rua Gervásio Pires, 826, Santo Amaro, Recife.)
Carga horária: 60 horas distribuídas em 2 semanas (4h por dia de segunda a sexta 4 horas e 10h no final de semana)
Valor da matrícula: 50 reais
Inscreva-se aqui.
Vagas limitadas

< voltar para home