Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Curta Taquary e Mostra Canavial de Cinema estão com inscrições abertas para oficinas

São nove oportunidades nas áreas de animação, interpretação para cinema, preparação de elenco, cineclubismo, crítica e realização audiovisual.

Raphael Malta Clasen

Raphael Malta Clasen

Bruno Cabús ministrará oficina Animeco, onde 15 participantes criarão um filme stop-motion.

Dois festivais realizados no interior de Pernambuco estão com inscrições abertas para oficinas: o 7° Curta Taquary – Festival Internacional de Curta-metragem, realizado em Taquaritinga do Norte e Caruaru, e a 4ª Mostra Canavial de Cinema, que acontece em Goiana, Condado, Timbaúba e Nazaré da Mata. As oficinas são oportunidades de iniciação ou aperfeiçoamento profissional nas áreas de animação, interpretação para cinema, preparação de elenco, cineclubismo, crítica e realização audiovisual. As inscrições são gratuitas. Os dois festivais serão realizados em novembro e tem incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco.

O Curta Taquary oferece oficinas de cinema de animação, crítica cinematográfica e atuação entre os dias 17 e 28 de novembro. A oficina “Ator no Cinema” será ministrada pela atriz e diretora Marcélia Cartaxo. Já o criador, construtor, manipulador de bonecos e diretor de cinema de animação Quiá Rodrigues é o responsável pela oficina “Boneco Animado”. Para quem tem vontade de aprende a escrever críticas sobre filmes, vai ter aulas com o jornalista André Dib. Os interessados devem se inscrever até 29 de outubro.

Para se candidatar a uma das vagas disponíveis, é preciso encaminhar email para curtataquary@hotmail.com, contendo nome completo, email e telefone de contato, além de uma carta de intenção (com no máximo 10 linhas) sobre o porquê de fazer a oficina e currículo resumido. O resultado da seleção será divulgado até o dia 10 de novembro.

Já Mostra Canavial de Cinema oferece seis oficinas gratuitas durante a programação, que acontece de 5 a 23 de novembro. São duas atividades sobre animação, duas de preparação de elenco, uma de cineclubismo e uma de realização audiovisual. As inscrições podem ser feitas no site do evento www.mostracanavial.com.br.

Idealizador e diretor da Mostra, Caio Dornelas diz que as oficinas buscam atender uma demanda reprimida por formação em audiovisual, pois não há nenhum curso regular em audiovisual na Zona da Mata. “Acredito muito no potencial da Mostra Canavial de Cinema como projeto transformador de realidades. Com as oficinas esperamos colaborar com o refinamento técnico e conceitual dos conteúdos audiovisuais produzidos na região”.

SERVIÇO

7° Curta Taquary
Informações e inscrições: curtataquary@hotmail.com

Oficina Ator no Cinema
Ministrante: Marcélia Cartaxo – É atriz e diretora e vem desenvolvendo pesquisa no campo da atuação cinematográfica. Atuou em mais 15 filmes, entre eles: Baixio das Bestas(2007), O Céu de Suely (2006), Madame Satã (2002) e A História da Eternidade (2014).
Carga horária: 16 horas
Público-alvo: Destina-se às pessoas ou atores que desejam aprender ou aperfeiçoar a técnica de interpretação para cinema.
Capacidade: 20 pessoas
Período: 24 e 25 de novembro
Horário: 8h às 12h / 14h às18h
Local: Taquaritinga do Norte

Oficina Boneco Animado
Ministrante: Quiá Rodrigues – É criador, construtor, manipulador de bonecos e diretor de cinema de animação. Elaborou bonecos para os programas de televisão como TV Colosso, Flora Encantada, Bambuluá e TV Xuxa (Rede Globo), Mão e Giz (Canal Futura), Animania (TVE). Presta serviços de animação com bonecos, objetos e massinha.
Objetivo: Desenvolver uma aproximação pessoal do aluno na técnica claymation, animação com massa de modelar, explorando as possibilidades de desenho de personagem, Construção e animação do boneco.
Carga Horária: 30 horas
Público alvo: Pessoas Interessadas e com alguma experiência em animação ou com o universo do boneco, cursando ensino médio.
Capacidade: 20 pessoas
Datas: 21 a 26 de novembro
Horário: 13h às 17h
Local: Taquaritinga do Norte

Oficina de Crítica Cinematográfica
Ministrante: André Dib – É pesquisador, crítico de cinema e jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua experiência inclui a cobertura de festivais brasileiros e estrangeiros. Tem textos publicados em diversos jornais, revistas e sites da internet. Realiza curadorias e consultorias para festivais de cinema. Membro da diretoria da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) e do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC). Seu trabalho está reunido emwww.revistacinerama.com.
Objetivo: Introdução ao pensamento crítico e às possibilidades de olhar, refletir e imaginar o cinema. Em encontros teóricos e práticos, a oficina pretende proporcionar o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de se relacionar com os filmes. Para tanto, a partir de exibições de obras e leitura de textos, serão realizados exercícios escritos e orais onde os alunos poderão utilizar técnicas e instrumentos apresentados em sala de aula.
Carga Horária: 16 horas
Público-alvo: Púbico em geral, acima dos 18 anos, com interesse em cinema.
Capacidade: 09 pessoas
Período: 17 a 20 de novembro
Horário: 14 às 18h
Local: Caruaru

4ª Mostra Canavial de Cinema
Informações e inscrições: www.mostracanavial.com.br

Animação - Bruno Cabús e Paulo Leonardo, dois dos mais ativos profissionais da animação pernambucana, oferecem em Goiana uma oficina de animação em stop-motion que será realizada de 5 a 9 de novembro e é voltada para 20 participantes acima de 15 anos. As atividades vão desde a criação de roteiros e personagens até a montagem final. Em Timbaúba, de 12 a 14 de novembro, Bruno Cabús também oferece a oficina Animeco, em que com o auxílio de um computador, câmera fotográfica e criatividade, 15 participantes serão desafiados a criar um filme stop-motion.

Preparação de elenco – Pela primeira vez a Mostra Canavial promove duas oficinas de preparação de elenco com Vi Brasil, uma em Goiana e outra em Condado. A oficina trabalha a interpretação, tendo como objeto de atenção o corpo e suas potencialidades e é voltada para até 20 participantes acima de 14 anos.

Cineclubismo – Atividade definidora da índole cinéfila, o cineclubismo será o foco de outra oficina, a ser realizada no Assentamento Camarazal, na zona rural de Nazaré da Mata. A oficina será conduzida por Amanda Ramos, que tratará da importância de praticar o cineclubismo e refletir o papel da imagem no mundo contemporâneo. A oficina está marcada para os dias 22 e 23 de novembro e pode receber até 25 pessoas.

Realização - Também em Nazaré da Mata, entre os dias 20 e 23 de novembro será ministrada a oficina Realizando em 1 Minuto. Com o objetivo de estimular a produção audiovisual difundindo as técnicas, teoria e prática, a oficina tem a orientação da professora universitária e diretora audiovisual Alice Gouveia. Podem participar até 25 pessoas de até 16 anos.

< voltar para home