Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Dajaneladomeuonibus lança site e campanha em redes sociais

Com incentivo do Funcultura, lançamento vai ser marcado por ação nos coletivos do Recife das 9h às 11h e das 15h às 17h

Beto Figueiroa

Beto Figueiroa

Projeto incentiva a redescoberta de pontos e locais muitas vezes esquecidos, como neste clique de Beto Figueiroa na linha São João Del Rei

Desde 2014 levando para a internet fragmentos do cotidiano flagrados em cliques pelos usuários dos coletivos, o projeto #Dajaneladomeuonibus, idealizado pela artista e designer Isabela Farias, lança nesta terça-feira (29) sua plataforma web. Com incentivo do Funcultura, o site vai reunir as fotos publicadas no perfil @dajaneladomeuonibus no Instagram. Além disso, o usuário poderá utilizar o serviço de busca para navegar pelas imagens, traçando seu próprio roteiro a partir de palavras-chaves, hashtags, nome do autor das fotos, linha de ônibus, cidade, entre outros. Também serão disponibilizadas notícias sobre o projeto, relatos de usuários dos coletivos, curiosidades e fatos relacionados à memória e à cidade.

Para difundir o site, Isabela teve a ideia de ir ao encontro do público-alvo. Assim, ela vai realizar, junto com alguns parceiros e colaboradores, uma ação nos ônibus  da Região Metropolitana do Recife. Das 9h às 11h e das 15h às 17h desta terça (29), o grupo irá circular por linhas distintas, estimulando os usuários do transporte coletivo a fazerem fotos e interagiram com a hashtag #Dajaneladomeuonibus, no Instagram. “Mais do que divulgar o projeto, vai ser uma vivência. A ideia é fazer um exercício de como olhar a cidade”, adianta a idealizadora.

Quem tiver interesse em participar da iniciativa, pode seguir para a concentração da intervenção, que será na parada de ônibus da Av. Cais do Apolo, em frente ao Santander, ao lado da Ponte Maurício de Nassau, no Bairro do Recife.

Gil Vieira

Gil Vieira

Um dos objetivos do projeto é também sensibilizar o olhar para as paisagens do dia a dia como na imagem de Gil Vieira, tirada na linha BRT Pelópidas-Recife

Para Isabela Faria, o site marca um passo importante do projeto. “Desde o ano passado, quando o Dajanela completou um ano, eu fiz um blog, mas ainda havia algumas limitações de acesso, pois as pessoas precisavam estar cadastradas no wordpress pra falar comigo.  Com o site, a gente deixa de estar apenas nas redes sociais e entra em rede mundial. Assim, podemos estabelecer mais contato e mais ideias, podendo realizar tanto ações onlines e offlines, fazer viagens para outras cidades, quem sabe viabilizar publicações, tantos projetos podem acontecer”, acredita.

“Outro ganho marcante é a possibilidade de  traçar o seu próprio roteiro de viagem no campo de busca através das palavras-chaves e das informações que os colaboradores registram nas fotos. Isso tira um pouco a coisa turística e você começa a olhar o que as pessoas enxergam de fato e por onde enxergam, isso é muito rico. Por isso eu peço para os usuários que fotografam indicarem a linha do ônibus. Isso gera uma troca entre as pessoas que fazem o mesmo percurso.”

A plataforma conta ainda com um mapa, que mostra por onde já passaram os colaboradores #Dajaneladomeuonibus, que hoje tem mais de 5 mil seguidores no Instagram e mais de 7 mil curtidas no Facebook. De Recife aos vizinhos Janga, Igarassu e João Pessoa, passando por Maharashtra, na Índia, Almaty, no Cazaquistão, Kuopio, na Finlândia, Moscou, na Rússia, Montevidéu, no Uruguai e Barcelona, na Espanha. A lista de cidades com contribuições ao Dajanela somam mais de 100 em cerca de 50 países, e já alcançou cinco continentes: toda a América, Europa, Ásia, África e Oceania. Segundo Isabela, com o mapa foi possível criar “a maior linha de ônibus do mundo, são quase 50 mil quilômetros.”

Luiz Santos

Luiz Santos

A artista e designer Isabela Farias é a idealizadora do #Dajaneladomeuonibus

Campanha – Além de apresentar o projeto para quem não conhece, e encontrar com quem já contribui para a plataforma com seu olhar poético, a ação também irá promover a nova campanha do projeto, que irá renovar a exposição de longa duração na Central de Atendimento do VEM, na Rua da Soledade. Além disso, as nove fotos mais curtidas do concurso circularão em ônibus da Região Metropolitana do Recife, em fevereiro de 2017. As informações sobre como participar serão disponibilizadas no regulamento, a ser lançado junto com o site. A campanha é realizada através de parceria com a Urbana-PE – Sistema de Empresas de Transporte Integrado.

Da janela – Interagir e participar da realidade urbana, seja através de um pertencimento nos espaços públicos, seja por interesse na convivência social, como a prática do exercício da cidadania ou mesmo como resgate da memória histórica e afetiva. O Projeto #Dajaneladomeuonibus propõe o uso do coletivo como expressão do olhar, possibilitando um diálogo entre a cidade, a manifestação artística, a vivência e o ponto de vista de cada um.

A iniciativa reforça a troca de valores, incentiva a cidadania e debate a mobilidade, ao propor um outro olhar do e para o uso dos transportes públicos. Por causa disto, Isabela Faria já firmou importantes parcerias com instituições, organizações e coletivos que promovem ações como Bicicletada, Vaga Viva, Dia Mundial Sem Carro, Jane’s Walk, Desafio Intermodal e Semana Multimodal.

Serviço:

Lançamento do site e da campanha #dajaneladomeuonibus
Quando: 29 de novembro
Onde: Ação nos coletivos da cidade, das 9h30 às 11h e das 15h30 às 17h, e celebração na Rua Mamede Simões, na Boa Vista, a partir das 18h
Concentração: às 9h e às 15h, na parada da Av. Cais do Apolo, em frente ao Banco Santander, ao lado da Ponte Maurício de Nassau, no Bairro do Recife

< voltar para home