Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Diego Di Niglio lança catálogo sobre exposição “Instantâneas da África”

Para o evento, no qual os livros serão entregues gratuitamente as participantes, é necessário fazer a prévia inscrição. A publicação da obra conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

Foto: Costa Neto

Foto: Costa Neto

Diego Di Niglio

Após circular em comunidades quilombolas como Catucá, Timbó, Aguas Claras e Filhos do Pajeú, nas propriedades rurais de Garanhuns, Goiana, Triunfo e Floresta, o fotógrafo Diego Di Niglio lança na próxima segunda-feira (25), no Núcleo de Cultura Afro Brasileiro, o livro catálogo “Instantâneas da África”. Reunindo uma série de imagens que fizeram parte de suas exposições sobre o continente africano, a obra também possui trabalhos dos fotógrafos Guga Soares e Mateus Sá.

Organizado por Lia Miceli López Lecube, esposa de Diego, os resultados das oficinas de fotografias destinadas a crianças e adolescentes em quilombos do Agreste e Sertão pernambucano, também constam no catálogo. “O critério utilizado para a publicação foi retratar não apenas a identidade da cultura africana, já mostrada nas exposições, mas também demonstrar as semelhanças desta cultura com os resultados das experiências nas comunidades quilombolas. Outro ponto bastante interessante da obra é um ensaio sobre os desertos da África e a busca dos africanos pela água, além de um ensaio realizado na Ilha do Goré, ponto de onde partiam em navios diversos escravos africanos para o Brasil”, explicou Lia.

Iniciada no ano de 2014, com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, a exposição “Instantâneas da África” possuía como finalidade debater a realidade sócio política e cultural afrodescendente. Após a realização das oficinas, outras atividades foram realizadas nos quilombos, como exposições de fotografias produzidas pelos participantes e produção de documentários audiovisuais.

Para participar do evento de lançamento, que se trata de um intercâmbio de saberes e experiências composto por uma mesa de diálogo, é necessário se inscrever através de formulário com o Núcleo de Cultura Afro Brasileira, pelo e-mail: nucleodacultafro@gmail.com ou pelos telefones: (81) 3355-3100, 3355-3101, 9824-0716 e 9734-9752. As vagas são limitadas. No final da apresentação será entregue uma cópia para cada inscrito que participou do evento.

Serviço:
Lançamento do livro catálogo “Instantâneas da África”, de Diego Di Niglio
Quando: segunda-feira, 25 de maio
Horário: a partir das 14h
Local: Núcleo de Cultura Afro Brasileiro (Pátio de São Pedro, casa n° 34, Bairro de São Jose, no Recife).
Inscrições: nucleodacultafro@gmail.com ou (81) 3355-3100, 3355-3101, 9824-0716, 9734-9752.

< voltar para home