Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Documentário sobre mulheres pescadoras começa a ser filmado no Recife

'Entremarés' é o primeiro curta-metragem de Anna Andrade e conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura

As mulheres da Ilha de Deus, comunidade no bairro da Imbiribeira (Recife), são as protagonistas do documentário Entremarés, que começou a ser filmado nesta segunda-feira (30). Primeiro documentário da produtora e realizadora pernambucana Anna Andrade, o filme vai evidenciar o cotidiano e o trabalho de mulheres que sobrevivem da atividade de pesca de camarão na capital pernambucana.

Adalberto Oliveira

Divulgação

Filmagens do documentário seguem até 4 de novembro

O projeto audiovisual é um dos selecionados no último edital Funcultura Audiovisual, da Secult-PE e Fundarpe, e tem a proposta de apresentar as relações dessas mulheres com sua comunidade, suas memórias e discutir o impacto do desenvolvimento de Recife em suas atividades. Para a diretora, “vivemos em uma cidade cortada por rios e pontes conhecidas por todos e muitas vezes ilustradas em cartões postais, mas poucas pessoas conhecem a Ponte Vitória das Mulheres (que liga a Ilha de Deus à cidade) e a sua história”. Anna pretende apresentar um olhar além dos estereótipos sobre a Ilha de Deus, destacando a força e a importância das mulheres na história e na evolução da comunidade.

A Ilha de Deus fica situada numa grande reserva de estuário inserida no perímetro urbano da cidade do Recife. Está num dos maiores manguezais urbanos do mundo, entre os bairros da Imbiribeira e Pina, com cerca de 2 mil habitantes que vivem cercados por águas, palafitas, construções urbanas. Sobrevivem da pesca de camarão, sururu, pesca artesanal e extração de insumos desse ecossistema.

A iniciativa da diretora nasceu de sua relação com o local. Desde a adolescência, Anna sentia o desejo de fazer com que a população percebesse as mudanças em um ambiente que já foi considerado um dos mais violentos da cidade. Uma realidade que, pela motivação dos moradores, principalmente das mulheres, tem se modificado.

Adalberto Oliveira

Divulgação

Primeiro curta-metragem de Anna Andrade surgiu do envolvimento pessoal da diretora com a Ilha de Deus

A equipe do filme é formada por Anna Andrade (direção e roteiro), Caio Sales (assistente de direção e direção de produção), Laura Martinez (Direção de Produção), Josuel Moriarty (assistente de produção), Adalberto Oliveira (fotografia), Catharine Pimentel (assistente de fotografia), Lucas Caminha (som direto), Daniela Azevedo (produção executiva), Aline Sales, Bruna Belo e Mariana Medeiros (fotógrafas still). As filmagens acontecem até o dia 4 de novembro e a previsão é de que o filme seja finalizado no início de 2018.

Sobre Anna Andrade
Produtora cultural e realizadora audiovisual, é graduada em produção cultural e pós-graduada em gestão de projetos. Atua nas áreas de música e literatura desde 2009 e desde 2014 trabalha no audiovisual, na produção de curtas e longas-metragens, além de atividades de formação e participação em coletivos e entidades locais que lutam por melhorias no audiovisual, como o MAPE – Mulheres no Audiovisual PE, e ABD-PE/Apeci – Associação Brasileira de Documentaristas de Pernambuco / Associação Pernambucana de Cineastas. Entremarés é seu primeiro roteiro, realizado através do incentivo do 9ª Edital Funcultura Audiovisual, promovido pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe.

< voltar para home