Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

DVD de filmes pernambucanos com audiodescrição e libras é lançado nesta quinta (22)

Lançamento acontece dentro da programação III Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco, com exibição de curta-metragens e debates

Divulgação

Divulgação

O curta-metragem “Entre Paredes”, de Eric Laurence, foi um dos escolhidos para compor o DVD

Com o objetivo de oferecer ao público com deficiência visual e auditiva o acesso a produtos audiovisuais, o projeto Toda Palavra lança, nesta quinta-feira, um  DVD com dez curta-metragens produzidos no Estado de Pernambuco. O lançamento acontece às 17h, na Caixa Cultural, dentro da programação do III Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco, que tem incentivo do Funcultura. A ideia foi reunir, num DVD, obras de gêneros e construções estéticas variadas, proporcionando ao público que gozará da obra audiodescrita ou traduzida em libras imersões sonoras e visuais distintas.

Na ocasião, serão exibidos dois dos curtas-metragens escolhidos pelo projeto para receber audiodescrição, libras e legendas. São eles A onda traz, o vento leva, de Gabriel Mascaro, e Entre Paredes, de Eric Laurence. Após a sessão, haverá um debate com a idealizadora do projeto, a produtora Tarsila Tavares.

A escolha dos filmes para compor o DVD foi norteada pela importância da construção do desenho de som de um filme, desde a escolha de ambientes sonoros que nos dá informações sutis sobre onde acontece a ação e o que se ocorre naquele lugar, passando pela trilha musical escolhida, que impõe ritmo ao desenvolvimento, até a forma como os atores utilizam a voz construindo seus personagens.

Para a tradução em libras, a definição das obras também parte de uma análise da construção de suas imagens. Desta forma, o critério geral une a construção sonora a uma observação das composições e enquadramentos que comunicam, das linguagens corporais e direção de arte que estabeleçem uma expressividade visual especial e até suscitem sentidos.

 

 

< voltar para home