Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

DVD e material sobre o filme “Doméstica” é distribuído para educadores

Publicação é uma estratégia da distribuição do documentário dirigido por Gabriel Mascaro. O projeto tem o incentivo do Funcultura.

material_pedagogico_DOMESTICA

O realizador audiovisual Gabriel Mascaro e a produtora Rachel Ellis, da Desvia Produções, disponibilizam DVD do filme “Doméstica” (Documentário, 76′, 2012) e material de apoio para educadores.  A publicação foi produzida para estimular debates e discussões entre jovens e adolescentes sobre questões trabalhistas, direitos, afeto e poder, temas que surgem ao longo do filme dirigido por Mascaro com o incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco. O material que acompanha o DVD do filme é fruto de um processo coletivo que envolveu professores do ensino médio da rede pública do Recife. Os textos foram produzidos por Marco Antonio Gonçalvez, Marta Rodriguez Machado e Márcia Lima, Victor Guimarães e Fabio Andrade.

Para receber o DVD e o material gratuitamente, os educadores devem preencher ficha com dados pessoais disponível AQUI. As publicações serão distribuídas até a primeira quinzena de junho. “Esperamos que a distribuição e uso deste material possa contribuir para o adensamento crítico de educandos, a formação continuada de educadores e o fortalecimento de uma mudança cultural mais profunda quanto às relações de trabalho nos lares brasileiros”, explica o texto de apresentação do material destinado a educadores. A publicação é uma das estratégias alternativas de distribuição dos filmes produzidos pela Desvia, que também tem construído parcerias com cineclubes para a difusão audiovisual.

No documentário, “sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho.”
Acesse mais informações sobre o filme no site http://pt.desvia.com.br/Domestica

Saiba mais sobre a Desvia
O artista e diretor audiovisual Gabriel Mascaro vive e trabalha no Recife. Em seus trabalhos, pesquisa a negociação do poder em suas mais diversas manifestações. Entre o cinema e as artes visuais, Mascaro já apresentou trabalhos no 31ª Bienal de São Paulo, no Guggenheiem, o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, MOMA Documentary Fortnight – Nova York, AB4 Bienal de Atenas, 32º Panorama da Arte Brasileira – MAM SP, Videobrasil, e esteve em importantes festivais de cinema como Locarno, San Sebastian, IDFA, BFI Londres, IFFR – Roterdã, CPH:DOX, Oberhausen, Clermont Ferrand, BAFICI, Miami e Indielisboa, e teve destaque nas revistas Screen International (UK), Sight&Sounds (UK), IndieWire (USA), Variety (EUA) e Cahiers du Cinema (FRA). Mascaro esteve no Programa de Residência Artística Videobrasil /Videoformes – Clermont Ferrand (FRA) e foi premiado com mais uma residência no Wexner Center for Arts – Ohio (EUA).

Rachel Ellis é natural da Inglaterra e Mestre em Ciências Sociais & Planejamento pela London School of Economics. Mudou-se para o Brasil em 2004 para dirigir uma ONG com sede no Recife que atuava na região Norte e Nordeste do Brasil. Com uma grande interesse em trabalhar com ferramentas visuais para discutir ideias em torno da transformação social e dos direitos humanos ela fundou, em 2006, o projeto de fotografia participativa FotoLibras que tem como objetivo promover a visibilidade da comunidade e cultura surda. Em 2009, Rachel desempenhou a função de produtora de finalização e distribuição do longa-metragem “Um Lugar ao Sol” (2009), gerenciando um fundo americano captado do Cinereach para executar ações alternativas de distribuição para estimular debate em torno do filme. Sua paixão pelo cinema e a ampla experiência com gerenciamento de projetos facilitou a sua transição para produção audiovisual e em 2010, ela fundou com Gabriel Mascaro a Desvia, onde atua como produtora e educadora. Rachel produziu o longa documentário “Doméstica” (2012), o curta “A Onda Traz, O Vento Leva” (2012) e os longas de ficção, “Ventos de Agosto” (2014) e “Valeu Boi! (2015), todos dirigidos por Gabriel Mascaro. Rachel também é co-fundadora da ONG Gema, que desenvolve projetos que utilizam as artes visuais para promover a transformação social.

Serviço
Informações: www.facebook.com/domesticaofilme e http://pt.desvia.com.br/Domestica
Contato:  (81) 3222.7053| films@desvia.com.br

< voltar para home