Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

DVD inédito de Camarão é lançado na Passa Disco

Divulgação

Falecido no último mês de abril, o sanfoneiro Camarão deixou um legado extenso de contribuição à música popular nordestina. São 31 discos gravados, sendo 18 LPs, quatro compactos, três 78 rotações e seis CDs. Eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2003, o instrumentista deixou mais uma obra que ganha o mundo nesta semana. Com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, o seu primeiro DVD, intitulado Mestre de um Brejo Distante, será lançado nesta quinta (28), a partir das 19h, na Loja Passadisco, Shopping Sítio Trindade (Parnamirim), no Recife.

A noite será uma homenagem póstuma ao instrumentista, compositor e acordeonista Reginaldo Alves Ferreira. Foram 68 anos de carreira celebrados no DVD, registro de um show realizado por Camarão em 2013, na Cachaçaria Carvalheira. O trabalho, finalizado pelo Fábrica Estúdio, contou com as participações de Beto Hortis, Thaís Nogueira, Geraldinho Lins, Josildo Sá e do filho, Salatiel D’Camarão. Durante o lançamento, na Passa Disco, alguns dos convidados do show estarão presentes e imagens do shows serão exibidas.

No repertório do DVD, estão as canções Poesia, Festejos, Mestre de um brejo distante, Fazendo o ferro derreter, Arrastão, Capital do Agreste, Velha companheira, Estrada da vida, O tema é Dominguinhos, Sandro no frevo, Forrozinho, Maxixe com Camarão, Canhoto e Braz, pedacinho do norte. Além do show, o DVD traz depoimentos de artistas e amigos, como Dominguinhos.

Camarão
Nascido em 23 de junho de 1940 no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, o sanfoneiro Reginaldo Alves Ferreira aprendeu a tocar observando os movimentos do pai e se aperfeiçoou ouvindo Luiz Gonzaga, com quem gravou a canção Garoto do Grotão, em 1978, e estudando os métodos de Mário Mascarenhas. Ficou conhecido como Camarão após o cantor Jacinto Silva ter feito menção às suas bochechas avermelhadas durante um show para uma rádio da região. Mestre no instrumento, ele contabilizou mais de 50 anos de carreira dedicados ao xote, xaxado, forró e baião.

Camarão também participou da Orquestra Sanfônica de Carurau, introduzindo ao ritmo regional arranjos de sax, trompete e trombone. Contabilizou ainda inúmeras participações em shows do Trio Nordestino, Santanna, Marinês e Dominguinhos. Em 2002, apresentou-se com sucesso no projeto Sanfona Brasil em São Paulo, que reuniu especialistas no instrumento de todo o país, como Arlindo dos Oito Baixos, Zé Calixto, entre outros. Residindo no Recife desde a década de 80, foi o fundador da Escola Acordeom de Ouro, no bairro de Areias, onde morou até o fim da vida.

SERVIÇO
Lançamento do DVD Mestre de um Brejo Distante, de Camarão
Quinta (28), às 19h
Loja Passa Disco, Shopping Parnamirim | Estrada do Encanamento, 480, Parnamirim – Recife/PE
Entrada gratuita

< voltar para home