Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Edson Barrus e yann beauvais fazem pré-lançamento do livro “Bcubico”

Em atividade no Recife entre 2011 e 2015, o Bcubico se configurou como importante campo de exibição e compartilhamento de formas de arte contemporânea, inclusive interessado pela imagem em movimento, no tocante ao cinema experimental, videoarte e outras expressões. Para resgatar e selar a experiência do espaço, seus idealizadores, Edson Barrus e yann beauvais, organizam publicação inédita como ferramenta que expande de outra maneira a abordagem crítica de Bcubico. A publicação conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, e tem como proposta um livro trilíngue (português, francês e inglês) com versão impressa (1.000 exemplares), a ser lançada em evento com debate, e a digital, de livre circulação online.

“O livro é um eco manifesto da dinâmica do espaço, como um campo de experiência, mas também um lugar de excelência em apresentações através de textos, depoimentos, histórias e fotos”, aponta Barrus. O lançamento será anunciado até dezembro. Enquanto o material segue em produção, a equipe prepara o pré-lançamento, em formato de live, que integra o programa do VII Festival Dobra – Festival Internacional de Cinema Experimental. O bate-papo vai ao ar no próximo dia 22 de setembro (quarta-feira), às 16h, com livre acesso pelo YouTube e Facebook do MAM Rio – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Na ocasião, Edson e yann tratam sobre o processo de organização do material junto a Peggy Ahwesh, artista que já expôs no Bcubico, e Ж, programador de algumas ações no espaço e também coordenador editorial da publicação. A mediação fica por conta de Cristiana Miranda, Lucas Murari e Luiz Garcia, curadores do festival. Será apresentado um preview do conteúdo, com excertos do livro, e também distribuído um arquivo, disponível gratuitamente no site bcubico.com.

LIVRO
Com organização de Edson Barrus e yann beauvais, edição da .txt texto de cinema e produção de Rose Lima (Experimento Produções), o livro Bcubico contém textos de Ana Lira, Anthony McCall, Edson Barrus, eRikm, Jean-Michel Bouhours, Keith Sanborn, Malcom Le Grice, Matthias Müller, Nathalie Magnan, Peggy Ahwesh, Recombo, Ricardo Ruiz, yann beauvais, Ж e outros atores culturais que se envolveram com o projeto. São textos analíticos, reflexões e testemunhos, e transcrições de determinadas intervenções, entre as 17 exposições, 29 encontros e 110 palestras viabilizadas no e pelo espaço.


Bcubico foi uma iniciativa privada dirigida por artistas, aberta e acessível, dedicada à demonstração, exibição de filmes experimentais, videoartes, trabalhos de arte digitais e performativos, por meio de exposições, laboratórios, reuniões e formações, em suas instalações ou em parceria com diversas instituições locais e internacionais (MAMAM, Portomídia, Sesc, Museu Murillo La Greca, Centro do Design da Universidade Federal de Pernambuco, Festival de Inverno de Garanhuns, Cesar, Centro Georges Pompidou, Espace Multimedia Gantner, Light Cone, Wexner Art Center, Consulado Geral da França no Nordeste e diversos artistas). Possibilitou a descoberta de obras, promoveu encontros com artistas estrangeiros, nacionais e pernambucanos, e também disponibilizou livros, vídeos e obras digitais contemporâneas, através de um centro de documentação.

Serviço
Pré-lançamento do livro “Bcubico”, com Edson Barrus, Ж, Peggy Ahwesh e yann beauvais | Mediação de Cristiana Miranda, Lucas Murari e Luiz Garcia
Quando: 22 de setembro de 2021 (quarta-feira), às 16h
live via YouTube e Facebook do MAM Rio | acesso livre

< voltar para home