Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Em Olinda, Casa Balea debate os caminhos da moda decolonial

Daniel Pereira/Divulgação

Daniel Pereira/Divulgação

Oluyiá e Teresa França são as responsáveis pelo debate na Casa Balea

Mãe e filha, Teresa França e Oluyiá França comandam no próximo domingo (23), a partir das 16h, um debate sobre “Os caminhos da moda decolonial”, na Casa Balea, localizada em Olinda. A ação integra a exposição “Caminhos” – que, com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, foi inaugurada na última quinta-feira (23) – e apresenta a influência afro-latina-americana através de peças de vestuário com técnicas do bordado livre. São cerca de 50 peças entre bastidores, quadros, vestidos, blusas, chaveiros e colares.

No bate-papo, as artistas vão apresentar seus processos de criação, a influência afro-latina-americana na moda e debater temas como individualidade, apropriação cultural, sustentabilidade do indivíduo (remuneração) e do meio (movimento slow fashion).

Durante a conversa, ocorrerá ainda a Intervenção artístico-cultural “Construção”. Uma ação interativa, onde o público poderá modificar uma peça vestida por uma modelo, proporcionando novos olhares à moda e a roupa questiona a arte na poética sobre o corpo e o meio.

A mostra “Caminhos” fica em cartaz na Casa Balea até o dia 6 de fevereiro (domingo), com visitação de quarta-feira a domingo, das 16h às 22h.

ARTISTAS

Oluyiá França é tecnóloga em design de moda, pós em modelagem e criação, técnica em figurino, pesquisadora e educadora popular. Integrante do grupo de estudos acadêmicos GPEPAR/UFPE e da rede de afro empreendedores de PE. Tem uma marca autoral que leva seu nome e apresenta peças únicas, atemporais bordadas com influência da cultura afro-latina-americana.

Teresa França inicia sua trajetória na escolinha de arte do Recife em 1968, a partir daí o desenho, a pintura e a criatividade nunca mais a abandonaram. Estudou pedagogia e alfabetizou muitas crianças em escolas e projetos educacionais. Atualmente é arte educadora no Instituto Capibaribe e iniciando uma nova jornada como arteterapeuta.

Serviço
Roda de conversa “Os caminhos da moda decolonial”, com Oluyiá França e Teresa França
Quando: 23 de janeiro de 2022 (domingo), às 16h
Onde: Casa Balea / A Casa do Cachorro Preto (Rua Treze de Maio, 99 – Carmo – Olinda)
Visitação até o dia 6 de fevereiro (domingo), de quarta-feira a domingo, das 16h às 22h
Acesso com máscara e comprovante de vacina.

< voltar para home