Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Encontro Abayomi reúne lideranças feministas de todo o país

A chegada do mês de julho traz uma importante expectativa de mobilização e articulação político-social voltada para o fortalecimento das organizações de lutas pelas mulheres pretas no Nordeste e no país. Este ano, Pernambuco irá sediar o 1º Abayomi – Encontro das Mulheres Pretas da Cultura Popular. A iniciativa, idealizada pela produtora cultural, graduanda de serviço social, feminista preta, Carlita Roberta, conta com o incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura. O evento acontecerá nos dias 10 (sábado) e 11 (domingo) de julho, por meio do canal do encontro no Youtube, com acesso gratuito.

Durante dois dias de programação, cerca de 100 mulheres, ligadas à cultura popular pernambucana, das seis regiões de desenvolvimento do estado: Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste Setentrional, Agreste Central, Sertão do Pajeú e Região Metropolitana do Recife, vão participar das atividades. Além dessas participações, a organização contará, ainda, com mais 50 vagas. Inscrições podem ser realizadas de forma on-line: cutt.ly/vmuGUzM. Todas as participantes terão acesso, gratuito, ao certificado de participação.

Para subsidiar os debates, serão realizados vários encontros on-line, que trazem como temas: Mestras e Ancestralidade; Cultura Popular e Racismo; Cultura das Pretas e Feminismo Preta. “Queremos, por meio de um diálogo intersetorial, entre sociedade, poder público e iniciativas privadas e parcerias, fortalecer o debate sobre a importância da mulher preta na cultura. Entendemos que é necessário e urgente, visibilizar espaços e oportunidades para que, nós, mulheres pretas, caminhem unidas na construção de nossas lutas diárias. É necessário combater o racismo, machismo, sexismo e toda e qualquer violência. Nossa mobilização é por mais diálogo, respeito e amor às mulheres pretas”, destaca Carlita Roberta, coordenadora-geral do evento.

Nos quatro painéis agendados para acontecer dentro do evento, haverá mesas de debate com militantes pretas, ativistas sociais, escritoras, produtoras culturais e líderes feministas de várias cidades do Brasil. Juntas, elas irão trazer discussões e proposições para o fortalecimento dos movimentos culturais populares. As escritoras Cidinha da Silva (MG), Odailta Alves (PE) e Dani de Oyá (PE) estão entre as convidadas. Também participam da programação a atriz Naná Sodré (PE); as mestra: Rainha Marivalda (PE) e Mestra Joana (PE); a gestora Girlana Diniz (PE); a dançarina Raquel Araújo (PE); as educadoras Maria Auxiliadora Diniz (PE) e Domênica Rodrigues (PE); a oficial da UFPA/ONU Gabi Monteiro (DF); a estilista Jéssica Zarina (PE); e as cantoras Sapoty da Mangueira (RJ), Graça Onasile (BA), Iran Calixto (PE) e Beth de Oxum (PE).

O evento soma-se às comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que acontecerá no próximo dia 25 de Julho. A ação também visa reforçar a 9ª edição do Julho das Pretas,  agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras de toda região Nordeste.

Serviço
1º ABAYOMI – Encontro das Mulheres Pretas da Cultura Popular de Pernambuco
Quando: dias 10 e 11 de julho de 2021
Onde: Canal do Youtube Abayomi 2021

< voltar para home