Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Escolas públicas de Limoeiro recebem o projeto “Mestres dos Saberes”

Iniciativa tem como proposta valorizar a criação artística manual dos artesãos e artesãs do estado, e capacitar adolescentes e jovens para preservação, salvaguarda e memória da produção artesanal e cultura pernambucana. O projeto conta com incentivo do Funcultura

Divulgação

Divulgação

Mestre Lourenço comandará uma das oficinas que acontecerá em Limoeiro

Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, cerca de 160 estudantes de escolas públicas da cidade de Limoeiro vão participar, a partir desta segunda-feira (27), do Projeto Mestres dos Saberes – iniciativa que tem como proposta capacitar adolescentes e jovens para preservação, salvaguarda e memória da produção artesanal no estado. A iniciativa, que já contemplou mais de 400 alunos do ensino público no Recife, agora, desembarca na região do Agreste pernambucano. O lançamento do projeto será realizado no Centro de Criação Galpão das Artes (Rua Vigário Joaquim Pinto, n° 465, Centro – Limoeiro), a partir das 10h. O evento acontecerá dentro das normas sanitárias contra o contágio da covid-19.

O projeto, que tem como foco o artesanato, será ministrado por cerca de nove mestres, das regiões do Agreste, Zona da Mata Norte e Região Metropolitana, ligados às várias artes da cultura pernambucana. Juntos, artesãos e artesãs proporcionarão momentos de troca de conhecimento e produção de obras artesanais em madeira, barro, pintura, entre outros. Um trabalho de muitas mãos para instruir novos artesãos na cadeia criativa das culturas populares.

Nesse contexto, a programação do projeto Mestres dos Saberes contará com a realização de oito oficinas de artesanato, gratuitas, para um público de 20 jovens cada. As atividades serão realizadas no Centro de Criação Galpão das Artes, local que é Ponto de Memória e Ponto Nacional de Cultura. As aulas acontecerão em dias e horários programados. Todos os participantes vão receber lanche e fardamento, além de certificado de participação.

A ideia é que as crianças e adolescentes aprendam, na prática, diversas técnicas artísticas inspiradas na arte dos mestres e mestras da cultura pernambucana, como mestra Roseli Alves (pinturas em barro); mestre Zuza de Tracunhaém (arte do barro); mestre Abias de Igarassu (arte em madeira); mestre Lourenço de Goiana (cana brava), entre outros.

Além disso, o projeto propõe, ainda, ao final do curso, uma Exposição com a obras dos mestres e obras dos alunos participantes, com acesso gratuito para estudantes, turistas, moradores e toda comunidade da região. A programação também terá uma Feira de Artesanato, com a participação dos artesãos locais.

PROJETO – Mestres dos Saberes é realizado pelo jornalista e produtor cultural, Salatiel Cícero. A curadoria é de Afonso Oliveira, que dispõe de uma larga experiência, através da pedagogia da produção da cultura popular e coletiva denominada “Método Canavial”.

< voltar para home