Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Escolas públicas de Petrolina recebem ações do projeto ‘Do Terrêro de Salú’

O projeto irá realizar até dezembro deste ano, 60 oficinas gratuitas e 12 apresetações do seu espetáculo, para estudantes da rede pública de ensino. Iniciativa conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

Rubens Henrique/divulgação

Rubens Henrique/divulgação

Cena do espetáculo ‘Do Terrêro de Salú’, que teve sua montagem iniciada no ano de 2012, pela Cia Balançarte.

Possuindo como objetivo promover para estudantes da rede pública de ensino, o total de 60 oficinas gratuitas até o final de 2015, enfatizando noções de arte e cultura popular para crianças e adolescentes entre 8 e 12 anos, o projeto cultural ‘Do Terrêro de Salú’ realiza de 3 a 7 de agosto, na Escola João Batista dos Santos, o início de suas ações para este semestre. A programação do projeto, que possui o incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, também irá contemplar mais quatro escolas municipais e estaduais na cidade de Petrolina, no Sertão.

Nas oficinas ‘Brincantes do Terrêro’, os participantes terão noções básicas de música e dança envolvendo ritmos como cavalo marinho, maracatu, coco e ciranda. Ao encerrar o ciclo destas atividades, será encenado o espetáculo teatral de mesmo nome do projeto, inspirado no legado do Mestre Salustiano, com integrantes da Cia Balançarte.

Segundo Marcos Aurélio de Souza, produtor cultural e diretor do projeto, a proposta visa deixar as aulas de cada escola onde ‘Do Terrêro de Salú’ estará passando, com conteúdos envolvendo a música e a cultura popular predominantes no Estado, possibilitando que a ação teatral seja vivenciada de uma maneira interdisciplinar com o que visto durante a semana em cada oficina.

“Essa é a segunda temporada em escolas públicas. A primeira se deu com o projeto de montagem do espetáculo, em 2012, quando o trabalho pôde ser apresentado em quatro escolas. Agora, com a manutenção de temporada do Funcultura, esse número triplicou, chegando ao total de 12 apresentações”, ressalta Marcos Aurélio.

Entre os dias 17 e 21 de agosto, a Escola Zélia Matias será a segunda instituição contemplada pelo projeto em Petrolina, que posteriormente também estará realizando suas ações nas escolas José Joaquim, Dom Avelar B. Vilela e Moysés Barbosa.

Programação do projeto ‘Do Terrêro de Salú’ em Petrolina:

Escola João Batista dos Santos – de 3 a 7 de agosto, das 8h às 11h
Escola Zélia Matias – de 17 a 21 de agosto, das 8h às 11h
Escola José Joaquim – de 31 de agosto a 4 de setembro, das 14h às 17h
Escola Dom Avelar B. Vilela – de 14 a 18 de setembro, das 8h às 11h
Escola Moysés Barbosa – de 14 a 18 de setembro, das 18h às 21h

< voltar para home