Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Espaço O Poste está com inscrições abertas para curso gratuito de “Figurino e Maquiagem”

Com incentivo do Funcultura, o curso é gratuito e é voltado para os profissionais de artes cênicas do Estado. As inscrições começam nesta segunda-feira (12) e seguem até o dia 24/8

Talles Ribeiro/Divulgação

Talles Ribeiro/Divulgação

Vinícius Vieira e Agrinez Melo comandarão a oficina

O Espaço O Poste, localizado às margens do Rio Capibaribe, na Rua da Aurora, está com inscrições abertas para o curso “Figurino e Maquiagem: aprimorando conhecimentos na composição dos personagens”. A atividade, que conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, oferecerá gratuitamente capacitação para o mercado de trabalho a jovens artistas e entusiastas das artes cênicas do Estado, através de uma série de aulas de aprimoramento de técnicas de maquiagem e figurino, comandadas por Agrinez Melo e Vinícius Vieira.

Os interessados em participar da formação, que acontecerá de 28/8 a 28/9 (segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h), poderão se inscrever até o próximo dia 24/8 (sábado), pelo e-mail doceagrifigurinomake@gmail.com (solicitar ficha de inscrição). A lista com os candidatos selecionados será divulgada dia 26/8 (segunda-feira), no site www.doceagri.com.br.

A proposta do curso, que contará com intérprete de Libras e audiodescrição, é ser uma atividade formativa, inclusiva, num aprofundamento estético que une os elementos de caracterização do personagem, aliando teoria e pratica, para que o participante vivencie o dia a dia de um profissional das artes cênicas. Durante um mês, os participantes irão ter a oportunidade de conversar com atores e artistas convidados, experimentar novas formas, adequar materiais para as suas realidades, montar portfólio, visitar empresas como o SEBRAE e elaborar um plano de negócios.

Agrinez Melo
Licenciada em Educação Artística/Artes Cênicas pela UFPE, produtora, atriz e pesquisadora do imaginário dos Orixás e matriz africana, investiga a importância das vestimentas ancestrais no teatro e o figurino como importante instrumento de acessibilidade. Criadora da DoceAgri, empresa focada na criação de figurinos e produção teatral, vem desde 2014 realizando cursos de formação em figurino e acessibilidade. A artista também integrante do grupo de teatro O Poste Soluções Luminosas, do I Pele Ti O Dun e da Rede de Mulheres Afrocentradas. Foi indicada a Melhor Figurino com os espetáculos Cordel do Amor Sem Fim, Ombela e Histórias bordadas em mim no Prêmio Apacepe (2011, 2014 e 2017) e vem de forma empreendedora criando projetos de economia criativa para fazer escoar a produção e circulação de espetáculos e trabalhos com figurino.

Vinícius Vieira
Jornalista, ator e premiado maquiador, atua nas artes cênicas e em produções audiovisuais. Foi vencedor do Prêmio Apacepe de melhor maquiagem com o espetáculo Um minuto para dizer que te amo. Em 2016 conquistou o Prêmio Cenym do Teatro Nacional, categoria Maquiagem e Visagismo, com o espetáculo O Açougueiro. Também foi indicado ao prêmio Apacepe de Melhor Maquiagem nos anos 2012, 2013 e 2015, sendo contemplado com a premiação em 2014 com o espetáculo Era uma vez um rio. Além de assinar maquiagem nas mais diversas produções, o artista também tem experiência docente na formação técnica em maquiagem. Deu workshop de Maquiagem de Efeitos Especiais no Sesc Casa Amarela (2012), Maquiagem Artística na Casa Mecane (2014/2015) e realizou oficina de maquiagem como componente curricular do curso Construtores da Cena, ofertado pela Secretaria de Cultura de Itiquira-MT (2014). Em 2016, realizou curso de maquiagem focados na acessibilidade. É professor de Técnicas de Maquiagem na UNINABUCO, além de ministrante da disciplina de Maquiagem no Curso de Interpretação Teatral no Sesc Piedade.

Serviço
Curso “Figurino e Maquiagem: aprimorando conhecimentos na composição dos personagens”
Quando: de 28/8 a 28/9 (segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h)
Público-alvo: qualquer pessoa com uma mínima experiência com as artes cênicas.
Inscrições gratuitas: de 12 a 24/8 – solicitar ficha de inscrição pelo doceagrifigurinomake@gmail.com | A lista com os selecionados será divulgada dia 26/8, no site www.doceagri.com.br.
Onde: Espaço O Poste (Rua da Aurora, 529, Boa Vista – Recife)
Vagas: 25

< voltar para home