Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Espetáculo ‘A viagem de um barquinho’ estreia temporada no Recife

Montagem será oferecida a crianças de escolas públicas e também a instituições que atuam com crianças com deficiências, com o objetivo de aproximar os jovens do universo do teatro

Wagner Melo Costa/Divulgação

Wagner Melo Costa/Divulgação

O espetáculo conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura, e conta com direção da professora e pesquisadora Rose Mary Martins

Recife é o ponto de partida do espetáculo A viagem de um barquinho, do Grupo da Quinta, que conta com direção da professora e pesquisadora Rose Mary Martins. A montagem será oferecida a crianças de escolas públicas e também a instituições que atuam com crianças com deficiências, com o objetivo de aproximar os jovens do universo do teatro. As primeiras apresentações estão marcadas para começar na próxima segunda (7), e continuar nos dias 8, 9, 16, 21, 22, 23 e 28 de novembro, sempre às 16h, no Teatro Joaquim Cardozo. A entrada é gratuita.

O espetáculo conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura, e é resultado de um estudo de doutorado de Rose Mary que buscou desenvolver, implantar e analisar os efeitos de uma proposta metodológica chamada Microatuação. Os estudos tiveram início em 2001 e foram concluídos em 2016, no Programa de Pós-graduação da PUC, em São Paulo.

De acordo com Rose Mary, o texto da peça foi premiado em 1975 e é uma obra da escritora carioca Sylvia Orthof (1932-1997). “É um texto que traz uma boa capacidade de percepção poética e uma linguagem que fala diretamente com as crianças. A palavra e a voz no teatro contemporâneo têm grande importância, sobretudo nos espetáculos dirigidos para a juventude. Nesta peça, a autora consegue fazer com que as crianças participem de uma viagem poética e vivenciem a disponibilidade que todos temos de nos abrir para as experiências da vida”, comenta a diretora.

Wagner Melo Costa/Divulgação

Wagner Melo Costa/Divulgação

De acordo com Rose Mary, o texto da peça foi premiado em 1975 e é uma obra da escritora carioca Sylvia Orthof (1932-1997)

Inserido nas ações de ensino, pesquisa e de extensão da Universidade Federal de Pernambuco, o Grupo da Quinta é um coletivo formado em 2003 e também coordenado por Rose Mary Martins. Neste espetáculo, ela utilizou sua pesquisa sobre os conceitos e procedimentos metodológicos de treinamento de atores referentes às suas performances com vocalidade em cena.

A montagem, segundo ela, pretende tornar claro o texto ampliando seu significado através da ação e da forma. “Propõe unir um tom ilusionista a uma atmosfera de muita fantasia a partir de uma encenação cuidadosa com a criação de uma trilha musical original, cenário, figurinos, e adereços que permitam estabelecer momentos de poesia e beleza nessa experiência estética, e, assim, redescobrir o espaço do onírico na vida do público”, explica.

Serviço
Temporada de A viagem de um barquinho
7, 8, 9, 16, 21, 22, 23 e 28 de novembro | 16h
Teatro Joaquim Cardozo (Rua Benfica, 157, Madalena, Recife-PE)
Gratuito

Ficha técnica
Dramaturgia: Sylvia Orthof
Direção e preparação cênica: Rose Mary Martins
Produção executiva: Jéssica Soares | Gárgula Produções
Assistência de direção: Paulo Carvalho
Trilha sonora, direção musical e ilustrações: Matheus Mota
Assistência de produção e design gráfico: Hana Luzia
Figurino e cenário: Marcondes Lima
Iluminação e maquiagem: João Denys
Execução de figurino: Silvana Lyra
Execução de luz: João Pedro Leite
Execução de maquiagem: Marco Salomão
Execução de som: Matheus Mota
Cenotécnica: Flávio Fernando
Administração financeira: Hypolito Patzdorf
Assessoria de imprensa: Mila Portela
Elenco
Lavadeira: Isadora Lima
Menino: Pedro Rodrigues
Sol e sapo: Pablo Araújo
Cavaleiro verde e sonho: Paulo Carvalho
Cavaleiro azul e barco: Boás Ribeiro / Pablo Araújo
Pirilampo e fada princesa: Anastácia Rodrigues

*Com informações da assessoria

< voltar para home