Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Espetáculo PEBA participa da Ocupação LabCrítica no Rio de Janeiro

Apresentação no Teatro Cacilda Becker faz parte da circulação pela América Latina realizada com incentivo do Funcultura

Renata Pires/Divulgação

Renata Pires/Divulgação

“É uma pesquisa de muitos anos e que tem um processo de amadurecimento. Tem um caminho que já foi livro-objeto, workshop e seminário”, relembra Iara Sales

Os artistas Iara Sales, Sérgio Andrade e Tonlin Cheng apresentam “PEBA”, no próximo sábado (12) e domingo (13), no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro, durante a Ocupação LabCrítica. As apresentações são resultado de uma pesquisa sobre fronteiras e trânsitos entre as culturas populares dos estados de Pernambuco e Bahia, e marcam o início da circulação de PEBA pela América Latina, que inclui Uruguai, Colômbia e Argentina. A circulação e a residência artística contam com incentivo do Funcultura, do Governo de Pernambuco.

Além de apresentar o espetáculo,  durante a itinerância, os artistas produzem um documentário sobre “PEBA”, ministram o workshop “Performar______ materiais” e participam do programa de residência artística Lugar a Dudas, em Santiago de Cali (Colômbia). A Ocupação LabCrítica também conta com a apresentação da obra “Brinquedos para esquecer ou práticas de levante”, de Lidia Larangeira, no dia 11 de outubro, às 20h.

Divulgação

Divulgação

O projeto surgiu como pesquisa em 2013 intitulado “PEBA: Transmutações do corpo brincante entre Pernambuco e Bahia”

O projeto surgiu como pesquisa em 2013 intitulado “PEBA: Transmutações do corpo brincante entre Pernambuco e Bahia”. “É uma pesquisa de muitos anos e que tem um processo de amadurecimento. Tem um caminho que já foi livro-objeto, workshop e seminário”, relembra a bailarina Iara Sales.

A montagem teve temporada itinerante pela região metropolitana do Recife em 2015 e circulação nacional em 2016, passando pelas cidades de Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Santo Amaro (BA), Maragogipe (BA), Cachoeira (BA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e João Pessoa (PB).
CIRCULAÇÃO – Além da apresentação no Rio de Janeiro (Brasil) durante a Ocupação LabCrítica no Teatro Cacilda Becker/ FUNARTE, a circulação de PEBA passa por Montevidéu (Uruguai) – no Seminário Cuerpo y Creación, prácticas universitárias, do Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes/ UDELAR; Cali (Colômbia) – na residência Lugar a Dudas; La Plata (Argentina) – no Festival AÚRA; e Buenos Aires (Argentina). Em Cali, os artistas também realizam o projeto Rehacer – 10 años después en Lugar a Dudas, no programa de residência artística Lugar a Dudas; já em Montevideo e La Plata, realizam ainda o workshop “Performar ______ materiales”, destinado a artistas e estudantes de dança.

Serviço:
“PEBA”, com Iara Sales, Sérgio Andrade e Tonlin Cheng
Sábado (12), às 20h | Domingo (13), às 19h
Teatro Cacilda Becker (Rua do Catete, 338, Catete, Rio de Janeiro)
Gratuito
Mais informações: https://labcritica.com.br/peba-2/

< voltar para home